Chia, Quinoa e Linhaça Qual Melhor para Emagrecer e Qual a Diferença Entre Cada Uma
Chia, Quinoa e Linhaça Qual Melhor para Emagrecer e Qual a Diferença Entre Cada Uma

Chia, Quinoa e Linhaça Emagrece? Qual a Diferença entre elas?

As sementes de chia são pequenas sementes negras da planta Salvia hispânica, um membro da família da hortelã, que vem da América do Sul e Central. A lenda é que os antigos astecas e maias usavam as sementes de chia como uma fonte de energia.

Já a quinoa data de 3 a 4 mil anos atrás, quando os incas inicialmente perceberam que a semente de quinoa era adequada para consumo humano. A quinoa era o ouro dos incas, porque eles acreditavam que aumentava o vigor de seus guerreiros.

Para algo tão pequeno, a linhaça tem grandes benefícios. Os estudos recentes mostraram que a linhaça, conhecida pelo mundo por milhares de anos, pode ajudar em reduzir o colesterol, estabilizar o açúcar no sangue, reduzir perda óssea, promover o emagrecimento, aumentar a imunidade, e combater o câncer. E na seqüência são apresentadas as informações acerca destes 3 alimentos importantes para o emagrecimento.

Chia, Quinoa e Linhaça Qual Melhor para Emagrecer e Qual a Diferença Entre Cada Uma

Sementes de Chia

Benefícios das Sementes de Chia

Para tal pequena semente, as sementes de chia contêm alguns nutrientes importantes. As sementes de chia são ricas em fibra, que ajuda com saciedade, a sensação de estar cheio. Uma porção de 25 gramas de sementes de chia contém aproximadamente 9 gramas de fibra. A quantidade recomendada diária de fibra é de 30 gramas, assim incluir uma porção de 25 gramas de sementes de chia a cada dia poderia ser uma contribuição útil.

A fibra é importante para um sistema digestivo saudável e muitas pessoas não atingem o alvo recomendado. Os ácidos graxos ômega 3 são conhecidos por seus efeitos antiinflamatórios, assim como melhora da saúde do cérebro e cardíaca. As sementes de chia contêm ômega 3 na forma de planta, ácido alfa linolênico.

É muito mais difícil para os seres humanos converter este ácido na forma preferida pelo corpo, DHA. Portanto, o teor de ômega 3 das sementes de chia, comparado com as fontes animais, como peixe gorduroso, é baixo. Para as pessoas que não comem peixe, as sementes de chia são uma adição bem vinda para a dieta, mas é importante reconhecer que a conversão para DHA é mínima.

As sementes de chia são relativamente ricas em proteína, assim são uma fonte útil de proteína vegetal e oferecem uma gama de aminoácidos, particularmente para dietas vegetarianas e veganas.

A combinação de gordura, proteína e fibra significa que as sementes são digeridas relativamente devagar, oferecendo liberação longa e também lenta de energia para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. As sementes são ricas em minerais como cálcio e magnésio e oligoelementos, como manganês, que ajuda a produzir enzimas.

Há poucos efeitos colaterais relatados do consumo de sementes de chia, no geral são bem toleradas. Como são pequenas sementes, consumir muito de uma vez pode causar constipação, assim é importante beber água adequadamente.

Sementes de Chia Ajudam a Emagrecer?

Não há evidência significativa para respaldar a alegação que comer sementes de chia levará ao emagrecimento. O teor de fibra das sementes de chia, e sua capacidade de manter a água, podem contribuir para saciedade e conseqüentemente comer menos. No entanto, se a pessoa procura por emagrecimento, especificamente comer sementes de chia não é provável a ter um efeito significativo.

Sementes de Chia Promovem Melhor Saúde Óssea?

Os benefícios das sementes de chia são atribuídos ao teor de cálcio e outros minerais conhecidos por seu papel na saúde óssea. Uma porção de 25 gramas de chia contém 157 mg de cálcio, que é uma fonte significativa de cálcio, mais do que em 100 ml de leite.

Sementes de Chia Reduzem o Risco de Diabetes e Doença Cardíaca?

As sementes de chia contêm fibra, proteína e gorduras insaturadas, todos dos quais são conhecidos a apoiar o coração saudável e níveis estáveis de açúcar no sangue. Há pesquisa que sugeriu que as sementes de chia podem ser benéficas para sobrepeso e pacientes obesos com diabetes tipo 2.

No entanto, não há evidência conclusiva para sugerir que as sementes de chia possam diretamente reduzir o risco de doença cardíaca ou diabetes. Como parte de uma dieta equilibrada, as sementes de chia podem contribuir para saúde geral. Outros fatores de estilo de vida, como exercício regular, são mais prováveis a ter um efeito.

Quinoa é bom e funciona para emagrecer e queimar gordura

Quinoa

Benefícios da Quinoa

– Quinoa é um dos alimentos mais ricos em proteína

É proteína completa contendo todos os 9 aminoácidos essenciais.

– Quinoa contém quase duas vezes mais fibra do que a maioria dos outros grãos

A fibra é mais conhecida por aliviar a constipação. E também ajuda a prevenir doença cardíaca por reduzir a pressão arterial elevada e diabetes. A fibra reduz o colesterol e níveis de glicose, pode reduzir o risco de desenvolver hemorróidas e pode ajudar a perder peso, já que leva mais tempo para mastigar do que outros alimentos, porque faz a pessoa se sentir mais cheia por mais tempo e é menos “densa de energia”, o que significa que tem menos calorias para o mesmo volume de alimento.

– Quinoa contém ferro

O ferro ajuda a manter os glóbulos vermelhos saudáveis e é a base da formação de hemoglobina. O ferro transporta o oxigênio de uma célula para outra e fornece oxigênio aos músculos para ajudar em sua contração. O ferro também aumenta a função cerebral, porque o cérebro leva em torno de 20% do oxigênio do sangue. Há muitos benefícios do ferro, alguns dos quais incluem síntese de neurotransmissores, regulação da temperatura do corpo, ajuda atividade enzimática, e metabolismo energético.

– Quinoa contém lisina

A lisina é principalmente essencial para crescimento de tecido e reparação.

– Quinoa é rica em magnésio

O magnésio ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e assim, aliviar enxaquecas. O magnésio também pode reduzir diabetes tipo 2 por promover o controle do açúcar no sangue saudável. Outros benefícios para saúde do magnésio incluem transmissão de impulsos nervosos, regulação da temperatura corporal, desintoxicação, produção de energia, e formação de ossos e dentes saudáveis.

– Quinoa é rica em riboflavina, B2

B2 melhora o metabolismo energético no cérebro e células musculares, e é conhecido a ajudar a criar produção de energia adequada nas células.

– Quinoa tem teor alto de manganês

O manganês é um antioxidante, que ajuda a prevenir dano da mitocôndria durante a produção de energia, assim como para proteger os glóbulos vermelhos e outras células de lesões pelos radicais livres.

Como a Quinoa Pode Ajudar a Emagrecer?

Há uma boa razão que a quinoa tem se destacado tendência no cenário da alimentação saudável. É deliciosa, nutritiva e alimento que sacia tudo enquanto apoiando os objetivos de emagrecimento saudável.

– É rica em fibra

Apenas uma xícara de quinoa cozinhada oferece 21% da fibra diária recomendada. Uma dieta rica em fibras mantém a digestão regular e mantém longe o inchaço, 2 aspectos essenciais de um plano de perda de peso confortável.

– É uma fonte sólida de proteína

Para vegetarianos que estão enjoados de tofu, grãos, ou qualquer pessoa que deseja não consumir carne em toda refeição, a quinoa pode ser importantíssima. Obter proteína adequada é essencial para o sucesso de emagrecimento, e a quinoa oferece uma quantidade alta de proteína para um pseudogrão, apenas uma xícara oferece 8 gramas.

– Faz a pessoa se sentir mais cheia e por mais tempo

Para quem regularmente consome uma torrada ou arroz no momento da refeição, trocar por quinoa poderia ter grandes benefícios para cintura. Um estudo de British Journal of Nutrition descobriu que participantes se sentiram mais cheios após comer quinoa, trigo sarraceno, ou aveia do que após comer arroz ou trigo.

Linhaça

A linhaça é rica em:

  • Fibra, solúvel e insolúvel.
  • Vitaminas e minerais, incluindo o máximo de vitaminas B, magnésio, e manganês
  • Fitoquímicos, incluindo muitos antioxidantes poderosos.
  • Ácidos graxos ômega 3, importante para combater a inflamação. A linhaça é uma fonte importante da versão de planta do ômega 3, chamada ácido alfa linolênico. O óleo da linhaça é em torno de 50% de ácido alfa linolênico, 5 vezes mais do que o óleo de noz, ou óleo de canola, que são as próximas fontes mais ricas de ácido alfa linolênico.

Benefícios da Linhaça

A linhaça pode:

– Reduzir os níveis de colesterol no sangue e açúcar no sangue

A fibra solúvel na linhaça foi apontada a reduzir o colesterol, ajudando a prevenir o acúmulo de placa, que pode entupir artérias e levar à pressão alta, acidente vascular cerebral, ou ataque cardíaco. A fibra é também considerada a reduzir os níveis de açúcar no sangue, que é importante para as pessoas que têm diabetes tipo 2.

– Reduzir perda óssea

Um estudo de ratos diabéticos mostrou um atraso na perda óssea após eles consumirem linhaça, graças a sua concentração de ácidos graxos.

– Ajudar com gerenciamento de peso

A linhaça se expande quando ingerida, fazendo a pessoa se sentir mais cheia. A pessoa pode desejar consumir linhaça 30 minutos antes das refeições para controlar o apetite.

– Melhorar a saúde digestiva

A fibra na linhaça pode ajudar a aliviar a constipação e tornar a pessoa mais regular.

– Aumentar a imunidade

O ácido alfa linolênico foi mostrado a diminuir a inflamação, o que permite que o sistema imunológico funcione melhor. A pesquisa preliminar sugere que linhaça possa ajudar a aliviar as doenças auto-imunes e inflamatórias como artrite reumatóide, psoríase, e lúpus.

– Combater o câncer

Os estudos mostram que a linhaça pode ter um papel em combater o câncer, particularmente o câncer de cólon e de mama. O benefício é baseado em sua alta concentração de lignans, se acredita que inibam o crescimento do tumor.

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