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Alimentos para Queimar Gordura: Semente de Chia
Alimentos para Queimar Gordura: Semente de Chia

Chia Semente – O que é, Benefícios, Como tomar, Emagrece mesmo…

7 dicas para emagrecer

O consumo de Chia hoje é bem comum em todo mercado, e quem mais busca esta semente que auxilia no emagrecimento são as mulheres. A chia é uma planta da família das lamiáceas, a mesma do linho e da sálvia. Esta planta tem origem mexicana e suas sementes já eram usadas como alimento pelo povo da América Central há muito tempo. Esta semente é realmente rica em muitos nutrientes essenciais para nossa alimentação e incluem fibras, proteínas, ácidos graxos poli-insaturados e muitos outros. Os benefícios do consumo desta semente são muitos, pois ela auxilia na redução dos níveis de colesterol, ajuda a controlar a glicemia, aumentar a sensação de saciedade e até fortalecer o sistema imune. A chia pode ser adicionada na dieta sem grandes problemas, já que pode ser misturada em saladas e até em sucos.

Um de seus grandes benefícios à saúde vem do fato de que ela é rica em ácidos graxos poli-insaturados essenciais, que são gorduras benéficas ao corpo. Dentro deste grupo está o ácido graxo alfa-linolênico, ou mais conhecido como Ômega 3 e também é um dos suplementos mais consumidos por quem busca melhorar a saúde e reduzir os níveis de colesterol. Os carboidratos que formam a semente  são considerados de baixo índice glicêmico, ou seja, ao serem absorvidos pelo corpo não causaram um pico glicêmico imediato como por exemplo a dextrose. Isto porque a semente é rica em fibras, onde em 25g estão cerca de 34.4% de fibras alimentares.

Por ser rica em fibras a semente de chia contribui para o emagrecimento pois estimula a saciedade, evitando que a pessoa consuma alimentos calóricos fora de hora. Outro benefício da semente está atrelado aos compostos fenólicos como o ácido cafeico e ácido clorogênico, que estão presentes na chia e respondem pela ação antioxidante, que combatem a ação dos radicais livres. Os radicais livres causam envelhecimento precoce e o surgimento de doenças como o câncer. Outro importante nutriente para quem deseja emagrecer com saúde são as proteínas, que são responsáveis pela construção e reparo muscular. Duas colheres de sopa de semente de chia possuem cerca de 8% de proteínas em sua composição, rica em aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o corpo não pode produzir naturalmente mas são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

 Porção: 2 colheres de sopa (25g)
Quantidade por porção %VD*
 Calorias 122Kcal
 Carboidratos 10,53g
 Proteínas 4,14g 8%
 Gorduras Totais 7,69g
 Gorduras Saturadas 0,83g
 Gorduras Monoinsaturadas 0,57g
 Gorduras Poli-insaturadas 5,91g
 Fibra Alimentar 8,6g 34%
 Cálcio 158mg 15%
 Fósforo 215mg
 Magnésio 84mg 32%
 Potássio 112mg
 Ferro 1,93mg 13%
 Zinco 1,15mg 16%
 Vitamina A 14 UI
 Vitamina B1 (Tiamina) 0,155mg 12%
 Vitamina B2 (Riboflavina) 0,043mg 3%
 Vitamina B3 (Niacina) 2,208mg 13%
 * Valores Diários(% VD) baseados em uma dieta de 2000 calorias e 8400 KJ.
 Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) Valor Diário não especificado.

Auxilia no emagrecimento

A semente de chia desempenha forte papel no emagrecimento, principalmente por ser uma semente rica em fibras. Através deste fato, quando consumida, as sementes criam uma forma de gel em contato com o suco gástrico, expandindo o estômago e criando a sensação de saciedade. Assim ao consumir a chia, estimula-se a saciedade e com isso a pessoa tende a não fazer ingestão de alimentos nas horas seguintes, contribuindo para o emagrecimento. Quando não estamos saciados após uma refeição temos a tendência de no primeiro sinal de fome, buscar alimentos calóricos como salgados e doces. Ao impedir que o corpo “necessite” de se alimentar novamente, há um menor consumo calórico no final do dia, e isto é o fator que faz emagrecer, ou seja, gastar mais calorias do que consome. Outro benefício da chia para o emagrecimento está no fato dela agir controlando a glicemia e consequentemente reduzindo o acúmulo de gordura localizada. Segundo estudos publicados consumir chia faz com que o corpo não tenha picos de insulina pois é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico e com isso há uma liberação mais lenta da glicose. Assim não havendo picos de insulina no sangue menos glicose é armazenada em forma de gordura localizada.

Semente de Chia para Emagrecer
Semente de Chia ajuda no Emagrecimento

Prevenção e controle do diabetes

A chia consegue ainda promover a prevenção do diabetes tipo 2, isto porque a semente é rica em fibras que aumentam o tempo de liberação da glicose no sangue. Para a glicose entrar nas células o organismo livera um hormônio chamado insulina, que é responsável por estimular absorção de glicose pelas células. No entanto se houver muita quantidade deste hormônio circulando no sangue, a pessoa pode desenvolver resistência à insulina, sendo necessário maior quantidade do hormônio para o organismo absorver a mesma quantidade de glicose. Esta condição é conhecida como diabetes tipo 2. Ao consumir chia com outros carboidratos simples, a semente tem o poder de diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos, demorando mais tempo para chegarem até o intestino, com isso a glicose é liberada mais lentamente e consequentemente menor quantidade de insulina seja liberada no sangue.

Previne doenças do coração

Por conter boas quantidade de Ômega 3, a semente de dela ajuda e evitar problemas cardíacos como infarto, hipertensão, derrame além de outros. O ômega 3 atua reduzindo a formação de coágulos no sangue e arritmias, além de agir reduzindo os níveis de colesterol no sangue. Ao aumentar o fluxo sanguíneo, através da redução dos coágulos nas veias, o ômega 3 auxilia na redução da pressão arterial.

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Colesterol regulado

A semente é composta por cerca de 77% de ácidos graxos essenciais, sendo o ômega 3 e 6. A ação destas fontes de gordura boa é justamente reduzir o colesterol ruim conhecido como LDL e aumentar as concentrações do colesterol bom, o HDL. Além disso os ômegas 3 e 6 também reduzem os níveis de triglicérides na corrente sanguínea. Outro benefício desta semente no combate ao colesterol alto é a ação das fibras que a compõem , diminuindo a concentração de lipídeos na corrente sanguínea.

Antioxidante

A semente possui boas concentrações de antioxidantes, que agem impedindo a ação dos radicais livres. Os radicais livres atuam destruindo as membranas celulares, prejudicando as estruturas celulares e favorecendo o aparecimento de doenças como o câncer, além de causar o envelhecimento precoce. A chia possui ácido cafeico que possui ação antioxidante e também auxilia na desintoxicação do fígado.

Intolerantes à lactose

Segundo estudos publicados, mais de 40% dos adultos no Brasil são intolerantes à lactose. Por não poderem consumir produtos derivados do leite estas pessoas tendem a ter menor concentração de cálcio em seu organismo e com isso ocorrem muitos problemas como a osteoporose. A semente  contém boas quantidades de cálcio e dão uma alternativa a estas pessoas que não podem consumir alimentos à base de leite mas precisam deste importante mineral que é o cálcio.

Cérebro saudável

Estudos apontam que o ácido linoleico e o ácido alfa-linolênico que estão presentes na semente de chia, participam da formação de membranas celulares, transmissão de impulsos nervosos e funções cerebrais. Ao ingerir regularmente a chia, ocorre uma melhora das ligações cognitivas do cérebro.

Cabelos e pele mais bonitos

Ela possui bons antioxidantes como a Vitamina A, que age reduzindo a acne e também previne o ressecamento da pele, além combater a ação do radicais livres que causam envelhecimento da pele. Outro componente importante para a saúde dos cabelos, pele e unhas é a Vitamina B2 que está presente na composição da chia.

Combate a celulite

A celulite é um processo inflamatório no organismo que todas as mulheres odeiam, pois é responsável pelo aparecimento de furinhos da pele o aspecto “casca de laranja”. A chia possui ômega 3 que possui ação anti-inflamatória, prevenindo o surgimento de celulites, deixando a pele mais jovem.

Sistema imunológico fortalecido

A chia também é rica em minerais que agem melhorando o sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças e resfriados. Outros nutrientes importantes que fazem parte da chia, como o cálcio, potássio e o manganês, atuam melhorando a integridade e saúde das células. Aliando estes fatores com a ação antioxidante proporcionada pela chia, esta semente se torna uma boa aliada para a melhora da sistema imunológico, afastando doenças e infecções.

Melhor oxigenação do corpo

O ferro é o principal nutriente que participa da formação de glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo. A semente de chia possui boas quantidades de ferro em sua composição e sua falta na alimentação fazem surgir sintomas como a fraqueza, anemia e inclusive queda na imunidade.

Alimentos para Queimar Gordura: Semente de Chia
Chia – Semente e em farelo

Benefícios

  • É considerado um dos principais alimentos para emagrecer
  • Previne o diabetes tipo 2
  • Previne doenças cardíacas
  • Melhora a saúde do coração
  • Regula o colesterol
  • Fonte de ômega 3
  • Ação antioxidante
  • Melhora do sistema imunológico

Como tomar

Segundo estudos o ideal é consumir 25g de chia por dia, aproximadamente 2 colheres de sopa. Ela pode ser consumida crua, triturada, em gel ou em óleo.

Receitas com Chia

  • Cupcake com farinha de chia
  • Torta de linguiça, brócolis e chia
  • Iogurte grego com chia
  • Sorbet de abacaxi, manga e chia
  • Bolo de chocolate funcional com chia
  • Frozen de iogurte e mamão com chia
  • Torta de bananas e amêndoas com chia
  • Frozen de iogurte, morango e chia
  • Espuma de banana com chia
  • Panqueca doce com chia
  • Tapioca com chia
  • Salada de quinoa com chia

Preço

A chia pode ser encontrada em diferentes versões:

Semente

R$11,90 até R$94,95

Farinha

R$11,90 até R$27,90

Óleo

R$40,50 até R$86,22

Onde comprar

A loja BomSuplemento.com.br oferece os melhores produtos com o menor preço do mercado. A loja possui atendimento de qualidade e aprovação dos clientes.

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