Chimichurri o que é, Como Usar, Molho, Tempero, Benefícios para Saúde

Chimichurri é um molho não cozido usado para carne grelhada. E surge em uma versão verde, sendo o chimichurri verde, e uma versão vermelha, o chimichurri rojo, e parece vir da culinária argentina. É feito de salsa picada finamente, alho picado, óleo vegetal, orégano, e vinagre branco. No Uruguai, o condimento dominante é a salsa, alho, flocos de pimenta vermelha, e orégano fresco.

Origem do Chimichurri

O nome do molho provavelmente vem de tximitxurri basco traduzido vagamente como “uma mistura de várias coisas sem ordem particular”; muitos bascos se instalaram na Argentina no século 19.

Há também várias falsas etimologias, quase certamente, que pretendem explicar o nome como uma corrupção de palavras em inglês, mais comumente o nome “Jimmy Curry” ou “Jimmy McCurry”, mas não há documentação contemporânea de quaisquer destas histórias.

O chef australiano John Torode essencialmente atribuiu o nome a uma corrupção do pedido dos soldados ingleses “me dê curry… me dê curry” durante Cooks Abroad, um documentário para BBC.

Chimichurri para que serve, como usar, molho, tempero, benefícios a saúde

Preparação do Chimichurri

Chimicurri é feito de salsa finamente picada, alho picado, azeite, orégano, flocos de pimenta vermelha, e vinagre de vinho branco ou tinto. Podem ser incluídos adicionais condimentos como páprica, cominho, tomilho, limão, manjericão, coentro, e folha de louro.

Em sua versão vermelha, o tomate e pimentão vermelho também podem ser adicionados. E pode ser usado como marinada para carne grelhada. O chimichurri é disponível engarrafado ou desidratado para preparação por misturar com óleo e água. As variantes podem substituir a salsa com ervas como coentro e culantro.

Leia também: Sal Rosa do Himalaia – Benefícios,  para que serve, como usar…

Receita de Chimichurri

Chimichurri, uma marinada e condimento, é um favorito argentino que é amado por seu sabor completo e habilidades complementares. Este molho é acompanhamento perfeito para frango, peixe, macarrão, salsichas e bifes.

E do ponto de vista da saúde, o chimichurri é carregado de benefícios, incluindo cálcio, carotenos, ferro, vitaminas A e C da salsa, e cálcio, fibra, ferro, e vitaminas E e K do orégano, assim como alho saudável ao coração e gordura monoinsaturada encontrada no azeite, que pode ajudar a reduzir o colesterol total.

Ingredientes

  • 1 xícara de azeite
  • ¼ de xícara do suco de limão fresco
  • ½ xícara de salsa fresca, finamente picada
  • ¼ de xícara de coentro fresco, finamente picado
  • 1 colher de sopa do orégano fresco, finamente ficado
  • 2 colheres de sopa do alho fresco, picado
  • 1 colher de sopa da pimenta vermelha esmagada
  • 1 colher de sopa do sal marinho, ou a gosto

Inicialmente cortar finamente a salsa, orégano, coentro e alho, ou processar em um processador de alimentos, vários batimentos. Colocar em uma tigela pequena. Mexer no azeite, suco de limão, sal e flocos de pimenta vermelha. E o ideal é refrigerar por ao menos 2 horas antes de servir para que os sabores sejam liberados. Armazenar na geladeira por até 3 semanas.

Leia também: Morosil para que serve, emagrece e queima gordura, como tomar, preço e onde comprar

Por que o Chimichurri É Saudável?

Chimichurii é um molho delicioso que é nativo da Argentina, e apresenta muitos benefícios para saúde com sua mistura deliciosa e nutritiva. A mistura de salsa, alho, azeite, e orégano são um pacote poderoso de antioxidantes e gorduras saudáveis que combinam com frango, bife e carne de porco. Este molho leve e poderoso é perfeito por si, já que pouco ou nenhum tempero é exigido depois que o chimichurri é adicionado.

– Alho
O alho é um alimento sempre popular que foi notado e provado a ajudar a reduzir doenças cardiovasculares. Os benefícios da ingestão do alho para risco reduzido de doença cardiovascular agora se estenderam para cada uma das seguintes condições, ataque cardíaco, doença arterial coronariana, hipertensão arterial, e aterosclerose. No topo de suas habilidades incríveis para o corpo, também tem sabor agradável e adiciona sabor interessante a cada refeição.

– Azeite
O azeite extra virgem é cheio de gorduras saudáveis e antioxidantes. Não apenas é incrível para a pele, cabelo, e saúde, foi dito a ajudar a combater doenças também. Segundo Medical News Today, oleocanthal é um tipo de composto fenólico natural encontrado no azeite extra virgem.
Em experimentos laboratoriais com ratos, os pesquisadores descobriram que oleocanthal ajuda a transferir as proteínas anormais da doença de Alzheimer para fora do cérebro. Adicionar um toque a mais de azeite ao molho de chimichurri oferecerá mais gordura e calorias, mas também abrandará a textura tornando suave.

– Orégano
O orégano tem sido aproveitado como antibiótico da natureza, e também tem sabor incrível quando adicionado aos pratos de muitas variedades. Segundo Food Facts, ingerir orégano encoraja a produção do suor como um modo de detox, ajuda a livrar o corpo de fleuma indesejada nos pulmões, reduz febres, e alivia a diarréia.

O uso médico o descobriu útil no tratamento de resfriados e gripe, indigestão, e para regular o ciclo menstrual. Feito em cataplasma, o orégano pode ser usado para remediar os músculos doloridos e eczema.

Sobre Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *