Colágeno Hidrolisado para que Serve, o que é, Como Tomar, Benefícios

Atualmente o colágeno hidrolisado é popular e vem se destacando no mercado. Para compreender o que é colágeno hidrolisado, é necessário inicialmente entender o que é colágeno.

O colágeno se resume proteína de maior abundância no corpo das pessoas, em torno de 25 a 30%. O colágeno possui função da sustentação, já que tem localização entre células, e tem responsabilidade por resistência da pele.

E é responsável para que a retenção da água na pele seja mantida, possibilitando a jovialidade. Para que o organismo produza o colágeno, é necessária a ingestão excelente da vitamina C, sem contar manganês e cobre. O magnésio, zinco e vitamina B6 ainda são necessários.

Tomar Colágeno hidrolisado funciona

Pele e Colágeno

A partir da idade de 25 anos, inicia a ocorrência da perda de 1% em relação ao colágeno do corpo anualmente, para homens e mulheres. No entanto, é importante destacar que a quantidade do colágeno presente em pele masculina é superior em comparação com as mulheres, assim, os homens possuem menor quantidade de rugas.

E em 5 primeiros anos da menopausa, há perda de 30% de colágeno tipo I e III, que se caracterizam os da pele. E, mesmo não sendo possível a recuperação dele inteiramente, o tratamento usando colágeno hidrolisado pode auxiliar muito.

Quando as pessoas são jovens, possuem maior quantidade de colágeno tipo I em comparação com tipo III, assim a pele se mostra mais firme. Através do envelhecimento, as pessoas vão perdendo colágeno tipo I, com aumento de colágeno tipo III, que já não confere tanta firmeza para pele, e desta maneira, aparecem rugas.

E além de perda natural, o sol e calor ainda são responsáveis por estragar o colágeno da pele, e a mesma fica mais envelhecida. É neste contexto que tantos indivíduos, em especial mulheres, têm buscado no colágeno hidrolisado o auxílio, e em determinadas situações, mesmo a solução, para vários de seus problemas.

Características do Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado é definido como colágeno “modificado”, que segue pelo processo da quebra, por meio da água, assim sua estrutura fica menor. E trata-se exatamente do tamanho desta estrutura que possibilita a própria absorção, e uso conseqüente pelo corpo.

Assim, o colágeno hidrolisado se caracteriza colágeno que se encontra pronto ao corpo usar onde houver necessidade, nas unhas, pele, tendões, fios de cabelo, entre outros.

O processo da quebra da própria estrutura ocorre do seguinte modo: a pele e ossos dos animais passam por homogeneização, lavagem e são desmineralizados, compondo, desta forma, o puro colágeno. Este colágeno puro passa por hidrólise, a reação química, se tornando gelatina. Tal gelatina passa por outra hidrólise para se transformar em estrutura menor, que é o colágeno hidrolisado.

Benefícios do Colágeno Hidrolisado

Podem ser oferecidos pelo colágeno hidrolisado vários benefícios para o corpo.

  • Auxilia em reduzir dores articulares
  • Melhora para cartilagens do corpo
  • Melhora de osteoartrite
  • Ajuda em mobilidade de indivíduos que tenham osteoporose
  • Melhora para flacidez da pele
  • Prevenção de rugas
  • Prevenção de enfermidades degenerativas
  • Melhora das enfermidades reumatológicas e articulações
  • Melhor hidratação da pele, reduzindo grau do envelhecimento

 Colágeno hidrolisado funciona mesmo

Uso do Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado se mostra opção ótima para qualquer indivíduo que apresente alguns destes sintomas já apontados ou que deseja melhora em relação à aparência da pele.

A recomendação da quantidade para conquistar resultados é de 10 gramas do colágeno hidrolisado diariamente. E não existe restrição do tempo máximo à ingestão, já que o produto se mostra bastante seguro. O colágeno hidrolisado pode ser procurado em forma líquida, em cápsula ou em pó.

Há muitas maneiras de consumir colágeno hidrolisado. Há disponibilidade em mercado das versões do colágeno nas cápsulas que se mostram muito práticas, assim como as versões do colágeno em pó. O colágeno em pó se resume possibilidade interessante para combinação com sucos, assim oferecendo maior saciedade ainda.

Existem, no entanto, variedade em mais opções. Há possibilidade de encontrar bombons e balas que têm colágeno concentrado, com presença ainda em várias barras de cereais e granola. Ainda é possível ingerir colágeno em forma das gelatinas, que de modo geral têm, no entanto, concentração bastante baixa do colágeno.

O fator de maior importância se caracteriza, porém, estabelecer a correta dose para ser ingerida. Tal dosagem dependerá do produto usado, já que as concentrações do colágeno podem mudar.

Sempre é recomendada a orientação do nutricionista para entender de modo exato como ingerir e como evitar a exagerada dosagem. No excesso, o colágeno pode acarretar efeitos contrários dos desejados.

Leia também: Efedrina funciona para emagrecer? Confira!

Perda de Peso Colateral

A perda de peso percebida pelas pessoas que ingerem suplementos do colágeno hidrolisado pode ser gerada por mais razões, que no geral, têm associação com ingestão de colágeno.

Determinadas condutas pelo tempo do consumo, assim como certos componentes que fazem acompanhamento de suplementos, podem se mostrar na realidade, as fontes reais do emagrecimento.

Uma das razões é a hora em que normalmente se recomenda a ingestão do colágeno. Vários fabricantes de suplementos do colágeno hidrolisado indicam aos consumidores a ingerir anteriormente a dormir, com permanência sem se alimentar até 3 horas antes disto.

Assim, muito da perda de peso experimentada pode na realidade, ser gerada devido ao estômago vazio nestas horas, e após, pela noite inteira. Existem ainda os elementos que várias vezes fazem acompanhamento do colágeno hidrolisado.

Alguns destes, sendo exemplo o aloe vera, têm efeitos diuréticos reconhecidos, portanto, geram eliminação maior da água pelo organismo. Tal eliminação da água pode ainda, gerar ilusão da perda de peso, pois diminui o inchaço corporal.

A comprovação científica insuficiente, assim como a existência deste emagrecimento que não se deve exatamente ao colágeno aponta que deve haver dúvidas acerca de propriedades emagrecedoras supostas do colágeno. Se o colágeno vai emagrecer, ou não, trata-se de questão que não há resposta ainda com certeza.

Existe Contraindicação?

Já que o colágeno se caracteriza proteína com origem animal, há contraindicação aos vegetarianos ou que não possam ingerir os produtos com origem animal, sem contar pessoas que tenham problema renal, que possuem a dificuldade em eliminar resíduos da proteína do corpo.

As pessoas que se encontrarem em verificação rígida em relação à quantidade da proteína presente em dieta, também devem ter cautela com a ingestão, portanto, devem considerar a extra quantidade da proteína oriunda de colágeno.

Aliados: Alimentos e Colágeno Hidrolisado

Quando o foco é atingir 1 ou mais resultados conquistados por colágeno hidrolisado, determinados alimentos ainda podem auxiliar. O feijão, brotos de alfafa, linhaça, possuem glicina e prolina, que se mostram nutrientes com participação em composição do colágeno pelo corpo.

Incluir um punhado cheio para as saladas a cada dia. E, adicionar um copo do colágeno hidrolisado em lanche da tarde. Certamente será notada a diferença. No entanto, é importante lembrar que o efeito não se mostra imediato, é necessário ingeri-los por ao menos período de 4 a 6 meses para perceber diferença.

4 Razões para Inserir Colágeno Hidrolisado na Rotina

O colágeno hidrolisado auxilia para cabelos e pele bonita e também ajuda em emagrecimento. O colágeno é substância com capacidade de tornar a pele viçosa, os fios mais sedosos e corpo em curvas desejadas. Ajuda na manutenção em relação à estrutura do cabelo e unhas, elasticidade apresentada pela pele, e auxilia no emagrecimento. Na seqüência os motivos para inserir o colágeno hidrolisado na própria rotina

1 – Auxilia o Emagrecimento

O colágeno hidrolisado é pó formado de modo básico pelas vitaminas, proteína e minerais. E se mostra livre de gorduras, e não possui adição dos açúcares e é muito baixo o valor calórico pela porção.

A recomendação é ingerir o produto de meia hora a 60 minutos anteriormente ao almoço ou janta, pois o mesmo faz estímulo de mecanismo da saciedade, o que induz ao menor consumo em refeição seqüente.

Leia também: Sweet Sweat funciona mesmo? como usar corretamente? 

2 – Reposição da Natural Perda da Substância

Partindo da idade de 30 anos, mulheres e homens passam a sofrer maiores perdas do colágeno. E para cada década, a capacidade do organismo na fabricação do colágeno reduz mais ainda.

Sem contar o processo natural em relação ao envelhecimento, os fatores que podem tornar as perdas do colágeno maiores se resumem ingestão excessiva da cafeína, excesso da exposição ao sol sem se proteger, dietas com valor calórico muito baixo, hipotireoidismo, estresse e fumo.

3 – 10 Vezes Mais Potente em Comparação com Carne

A fonte superior do colágeno se mostra a carne bovina, porém, o suplemento em pó, que deve ter dissolução na água, é a forma ideal para ter as quantidades de relevância da substância para que sejam obtidos visíveis resultados.

O colágeno se mostra proteína com predominância no corpo das pessoas, no entanto, há dificuldade na obtenção dela através da alimentação. A porção de suplemento do colágeno hidrolisado dispõe 10 vezes mais aminoácidos em comparação com bife no total de 100 gramas.

4 – É Saudável

O colágeno é componente protéico principal de tendões, ossos, pele e cartilagens. Além de manter o corpo e beleza em dia, a ingestão regular do colágeno hidrolisado ajuda para manutenção dessas estruturas.

Benefícios dos Suplementos de Colágeno

2 tipos de suplementos estão ganhando popularidade, o colágeno hidrolisado e a gelatina. A gelatina é criada quando o colágeno é cozido. Estes já quebraram a grande proteína em peptídeos, que são mais facilmente absorvidos no corpo. E não há muitos estudos sobre suplementos de colágeno, mas aqueles que existem mostram promessa de benefícios nas áreas seguintes.

– Massa muscular: um estudo de 2015 em homens idosos mostrou que uma combinação de suplementos de peptídeo de colágeno e treino de força aumentou a massa muscular e força mais do que um placebo.

– Artrite: outro estudo deu suplementos para pessoas sofrendo de osteoartrite. Elas vivenciaram um declínio significativo na dor ao longo do estudo de 70 dias, comparado com aqueles que tomaram um placebo.

– Elasticidade da pele: as mulheres que tomaram um suplemento mostraram melhorias na elasticidade da pele em um estudo de 2014. O colágeno é também usado em tratamento tópicos para melhorar a aparência da pele por minimizar linhas e rugas.

Alguns profissionais da medicina alternativa também defendem o uso de suplementos de colágeno para tratar síndrome do intestino permeável.

Sobre Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *