Dente-de-Leão erva Emagrece, Como Tomar, Efeitos e Receita

Dente-de-leão trata-se do nome conferido a muitas plantas do gênero Taraxacum, que considera várias espécies, e a mais comum é Taraxacum officinale. Na atualidade, tal espécie tem crescimento de modo espontâneo em muitas regiões com clima temperado ou subtropical do planeta.

O dente-de-leão tem grandes efeitos saudáveis em desintoxicar o corpo, por apresentar ação diurética, melhora do funcionamento intestinal, e ajudar em desordens hepáticas.

Nutrientes Principais do Dente-de-Leão

Dente-de-leão tem vitamina A, de importância à pele, visão e crescimento, e a vitamina K que faz regulação de coagulação do sangue e tem papel fundamental para saúde dos ossos. E ainda apresenta vitaminas do complexo B, essenciais ao sistema neurológico, mais vitamina C fundamental ao sistema imunológico, e ainda a vitamina E, que possui ação antioxidante forte.

Dente-de-leão Manipulado Emagrece, Como Tomar, Efeitos/Benefícios, Preço, e Onde Comprar

A planta também fornece potássio, que é essencial à contração muscular, freqüência cardíaca, condução nervosa, síntese dos ácidos nucléicos e proteínas, produção da energia.
O zinco que conta com efeito antioxidante, ajuda em digerir proteínas e em disfunção sexual, em especial nos homens, o cálcio, benéfico à saúde dos dentes e ossos, e ferro, que faz prevenção de anemia e é auxiliar do coração, ainda têm presença em dente-de-leão.

Leia também: L-Carnitina é bom para emagrecer?

Quais Sãos os Benefícios em Estudo

– Antioxidante
O dente-de-leão tem ação antioxidante, e assim atua a combater radicais livres. Isto oferece vários benefícios, sendo exemplo diminuir o risco para câncer, problema cardiovascular, e ainda evita envelhecimento.

– Amigo da Pele
É benéfico para pele já que tem carotenóides e vitamina A. Esta é exigida para que a integridade e função de células da pele e mucosas sejam mantidas. E, o nutriente atua em reparar o epitélio da pele. Houve tentativa de determinados estudos para comprovação se a vitamina A auxilia a tratar ou prevenir câncer de pele, no entanto, nada teve comprovação ainda.

– Ação Diurética
Várias espécies de dente-de-leão têm sido usadas de diuréticas por quantidade superior a 2000 anos em medicina chinesa tradicional, sem contar a medicina Ayurveda. Há sugestão de estudos que muitas espécies de dente-de-leão têm sido grandemente utilizadas nas enfermidades urinárias e renais ao aumento de eliminação dos líquidos.

E certos especialistas dizem que do contrário de diuréticos percebidos em forma de remédio, o dente-de-leão não induz que a pessoa perca bastante potássio através da urina.

– Benéfico ao Fígado
Por possuir ação antioxidante, pode ser benéfico ao fígado.

Leia também: Chá de Salsinha é bom para Emagrecer?

Como Tomar

A recomendação é ingerir entre 2 e 3 xícaras do chá de dente-de-leão diariamente, aproximadamente 3 colheres de sopa da raiz. O dente-de-leão é uma hortaliça com amargo sabor. É possível ingerir suas flores, raízes e folhas.

As folhas geralmente são ingeridas em modo cru, refogadas ou cozidas. As raízes e flores também podem ter consumo cozidas ou cruas. As raízes, moídas e torradas podem ser utilizadas de substituto ao café. Normalmente, o dente-de-leão tem ingestão em formas de tintura, chá e cápsula.

Se for desejado consumir o chá de dente-de-leão, usar 1 colher de sopa das raízes em relação a 1 xícara da água fervida previamente, e abafada por 8 a 10 minutos. Coar e ingerir na seqüência.

Não é indicado colher dente-de-leão que se desenvolve em grama, é ideal adquirir a planta através de chás ou casas de produtos naturais. Em relação aos riscos com consumo excessivo, o excesso do dente-de-leão pode gerar diarréia e azia.

Benefícios

Em pesquisa feita online em outubro de 2017, o produto Dente de Leão 250 mg 60 cápsulas, apresentou preço promocional de R$ 28.99 (Oficial Farma). É possível citar os benefícios do produto, saúde da pele, ação diurética, diminui acne, emagrecimento, contra constipação, trata icterícia, saúde do fígado, reduz diabetes, ossos fortes, e mantém pressão arterial. A indicação é tomar 2 cápsulas por dia, ou de acordo com a prescrição do profissional da saúde.

Receita de Chá de Raiz do Dente-de-Leão

Usar 2 colheres de sopa da raiz é possível usar a planta toda também, e cozinhar em quantidade de 1 litro de água até fervura. Ao ferver, desligar o fogo e abafar durante 10 minutos. Então, apenas coar o chá e consumir. A recomendação é até 3 xícaras diárias.

Receita de Sopa

São usados 3 dentes de alho, 3 pés de dente-de-leão, 3 inhames, 2 pedaços do gengibre, um quarto da cebola grande, um quarto da xícara de azeite, 4 xícaras de água, 3 colheres de sopa da manjerona picada, 3 colheres de sopa da salsinha picada, 2 tomates maduros.

O primeiro passo é lavar e raspar a raiz de dente-de-leão. Picar em pedaços pequenos o dente-de-leão, tomate, alho, inhame e cebola. Na panela, dispor os ingredientes todos picados e acrescentar manjerona, salsinha, azeite, água e gengibre inteiro. Deixar cozinhar por cerca de 40 minutos, até que o inhame esteja amolecido. E depois de pronto, retirar o gengibre e servir.

Sobre Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *