Eritritol – O que é, Emagrece, Benefícios, Diferença para Xilitol

Alimentos indicados como “sem açúcar” ou “sem açúcar adicionado” podem parecer como uma boa alternativa para quem está reduzindo o açúcar, se tiver diabetes e, ou se estiver seguindo uma dieta pobre em carboidratos para emagrecimento. Nesse post vamos falar sobre o Eritritol

Estes alimentos são comumente adoçados usando alcoóis de açúcar, como eritritol, que tem sabor como o açúcar, mas contém quase zero caloria. Enquanto os alcoóis do açúcar têm várias vantagens, como conter quase nada de caloria, não causando um pico no açúcar no sangue e nem causando cárie dentária, eles também têm algumas desvantagens.

Ele pode causar efeitos colaterais como diarreia, dor de cabeça, e dor de estômago em algumas pessoas e, ou quando consumido em grandes doses.

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O que é e para que serve o Eritritol?

O eritritol é um substituto do açúcar que parece e tem sabor como o açúcar, mas quase não possui calorias. É disponível em forma granulada e em pó. Um álcool do açúcar, Ele foi aprovado para uso como um aditivo alimentar nos Estados Unidos, por exemplo, e em muitos outros países. Outros alcoóis de açúcar possíveis de ouvir falar incluem xilitol, maltitol, sorbitol, e lactitol.

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Ele Pode Causar Transtorno Digestivo?

Em pequenas quantidades, esse “açúcar” não deve causar transtorno digestivo e diarréia que outros alcoóis do açúcar como sorbitol e xilitol são conhecidos a causar, porque Ele é uma molécula menor, e 90% do eritritol têm absorção no intestino delgado e excreção pela maior parte inalterada na urina.

Existem algumas pessoas que relatam efeitos colaterais como diarréia, dor de estômago, e dor de cabeça, após consumir quantidades regulares de eritritol no alimento ou bebidas.

A quantidade necessária a causar sintomas varia grandemente com base na tolerância individual. Alguns acham que mesmo pequenas quantidades de alcoóis do açúcar perturbam o estômago, enquanto outros podem tolerar quantidades maiores antes que vivenciem sintomas gastrointestinais. Consumir mais de 50 gramas desse adoçante pode resultar em náusea ou problema estomacal.

Ele Aumenta o Açúcar no Sangue ou Insulina?

O eritritol tem zero índice glicêmico, e não foi apontado a afetar o açúcar no sangue ou níveis de insulina. Por estas razões, Ele é popular com as pessoas em dietas pobres em carboidrato.

Em um estudo japonês de 1994 publicado em European Journal of Clinical Nutrition sob o título “Níveis de glicose sérica e de insulina e o equilíbrio de eritritol após administração oral em indivíduos saudáveis”, de 5 voluntários homens saudáveis com idade de 45 a 58 anos, eles descobriram que “eritritol não aumentou os níveis séricos de glicose ou insulina”.

Eles também descobriram que o eritritol não induziu quaisquer efeitos significativos sobre os níveis séricos do colesterol total, triacilglicerol ou ácidos graxos livres.

Preocupações Sobre Eritritol e Outros Adoçantes de Baixa Caloria

Ao comer um alimento, o cérebro registra que a pessoa comeu e sinaliza o corpo a liberar hormônios que reduzem o próprio apetite. Porque os alcoóis do açúcar passam pelo corpo em grande parte não digerida, a pessoa não perceberá os mesmos sinais de saciedade, como seria com alimento adoçado convencionalmente, segundo Jim Smith, autor de “Food Additives DataBook”.

Isso significa que pode ficar ainda sentindo fome, e optar por comer mais, que acaba com a finalidade de comer alimentos adoçados com alcoóis de açúcar para objetivos de reduzir caloria.

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Eritritol Não Causa Cárie Dentária

Uma vantagem importante do eritritol é que não causa cárie dentária. Isso foi mostrado em um estudo de 1992, intitulado “Não cariogenicidade de eritritol como um substrato”. As bactérias nocivas na boca podem usar o açúcar para energia que as ajuda a crescer e se multiplicar e erodir nos dentes. Mas o eritritol é diferente, não pode ser metabolizado pelas bactérias orais, e não causa cáries.

O que Acontece com esse “açúcar” Dentro do Corpo?

Apenas em torno de 10% do eritritol que as pessoas consomem entram no cólon. A maior parte do eritritol consumido é rapidamente absorvida no intestino delgado, e então após passar pela corrente sanguínea, 90% dele é excretado na urina, segundo um artigo de 2005, intitulado “Microbiota do intestino humano não fermenta o eritritol”.

Porque a maior parte do eritritol é absorvida no corpo antes de chegar ao cólon, normalmente não causa os efeitos laxantes que algumas pessoas vivenciam após o consumo de outros alcoóis do açúcar, como xilitol e maltitol.

Conclusões Finais Sobre Eritritol

Em conclusão, o eritritol tem várias vantagens sobre o açúcar, contém quase nada de calorias, não causa cárie dentária e não aumenta o nível de açúcar no sangue. O eritritol não deve causar transtorno digestivo na maioria das pessoas, a menos que seja consumido em quantidades grandes de mais de 50 gramas.

A recomendação é que há necessidade ainda de ter cautela para não exagerar com alimentos contendo eritritol. A razão para isso é que a maioria dos alimentos que usam alcoóis de açúcar como adoçantes, ainda contêm uma quantidade significativa de carboidratos, gordura e calorias, segundo American Diabetes Association.

Se estiver escolhendo alimentos adoçados com alcoóis de açúcar para emagrecimento, pode ser que não esteja dando a si uma vantagem. Quando escolhendo alimentos com alternativas do açúcar, verificar o rótulo do alimento, e comparar com a informação nutricional para alimentos convencionalmente adoçados para determinar a melhor escolha para si.

Em pesquisa feita online em setembro de 2017, o produto Adoçante Natural Eritritol 100% Puro Now Foods 454 g, apresentou preço de R$ 26.32 (evitamins).

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