Kefir de Água ou Leite, o que É, Como Fazer, Benefícios à Saúde, Emagrece, Preço e Onde Comprar
Kefir de Água ou Leite, o que É, Como Fazer, Benefícios à Saúde, Emagrece, Preço e Onde Comprar

Kefir de Água ou Leite, o que é, Como Fazer, Benefícios, Emagrece…

Kefir é uma bebida de leite fermentada cultural, originalmente da região montanhosa que divide a Ásia e Europa. É parecido com iogurte, mas uma bebida, com um gosto azedo, ácido, e um pouco efervescente.

Isso é por causa do dióxido de carbono, o produto final do processo de fermentação. A extensão do tempo de fermentação afetará o sabor. Kefir é uma boa fonte de cálcio e é rico em bactéria probiótica.

Como Ele Feito?

O método de produção do é uma das principais diferenças entre kefir e iogurte. Ele, do leite tradicional, usa grãos de kefir e leite de vaca integral, embora agora seja possível encontrá-lo produzido de leite de cabra e ovelha e leite de coco também. Os grãos de não são realmente grãos, mas são pequenas gotas gelatinosas que parecem como grãos contendo uma variedade de bactéria e leveduras.

Os grãos são colocados em uma jarra de vidro, tigela, embebidos no leite, coberto e deixado na temperatura ambiente por um mínimo de 24 horas. Isso permite que as bactérias e leveduras fermentem a lactose, açúcar natural no leite, em ácido lático, ativando a bactéria para proliferar e crescer.

Kefir de Água ou Leite, o que É, Como Fazer, Benefícios à Saúde, Emagrece, Preço e Onde Comprar

Após cerca de 24 horas na temperatura ambiente, os grãos são coados do kefir e transferidos para uma nova quantidade de leite e usados novamente para permitir que eles mantenham a reprodução, este ciclo pode ser realizado indefinidamente. Ele coado está agora pronto para beber.

Os grãos se multiplicarão enquanto forem mantidos no leite fresco na temperatura correta. Quando o produto é colocado na geladeira, a temperatura fria inibe o processo de fermentação.
Sobre a dúvida se é seguro fazer kefir em casa, já que o mesmo é um produto fermentado, diretrizes rigorosas devem ser cumpridas para garantir que seja seguro para consumo, se feito incorretamente tem o potencial de adoecer a pessoa. A recomendação é comprar o kefir de uma fonte respeitável e ter cuidado para seguir as instruções de armazenamento na embalagem, ao invés de fazer em casa.

Em pesquisa feita online em novembro de 2017, o produto Yogourmet – Liofilizado Kefir Starter – Blocos de 6, apresentou preço R$ 21.68 (Lucky Vitamin). O yogourmet liofilizado kefir starter é utilizado para preparar o melhor kefir caseiro, de acordo com descrição do produto.

Benefícios Nutricionais

O leite é uma boa fonte de proteína e cálcio, e Ele não é diferente. No entanto, tem os benefícios adicionais dos probióticos. Os probióticos são conhecidos como “bactérias amigáveis” que podem aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como inchaço e dificuldade digestiva em algumas pessoas.

O processo de fermentação também ajuda a quebrar a lactose em leite, assim há alguma evidência para sugerir que Ele pode ser tolerado por aqueles que sofrem de intolerância à lactose.

É importante conversar com o profissional de saúde, se pensar que pode ser intolerante à lactose. Os grãos de kefir contêm em torno de 30 cepas de bactéria benéfica. Algumas das principais cepas incluem lactobacilares, ou bactéria de ácido láctico.

Lactobacillus, que é uma bactéria de ácido láctico única para esse alimento, foi mostrada em um estudo a inibir o crescimento de algumas bactérias nocivas, como salmonella, h-pylori e e-coli e é usado em algumas doenças inflamatórias intestinais. No entanto, muitas das alegações de saúde associadas com kefir exigem mais pesquisa.

Melhora a Digestão?

Algumas pessoas acham que o kefir melhora sua digestão devido ao seu conteúdo probiótico. Os probióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio no intestino, melhorando assim a digestão. Já que o kefir é rico em bactéria probiótica, pode ser benéfico para incluir na dieta para prevenção e tratamento de distúrbios gastrointestinais.

Alguns estudos descobriram que Ele é melhor tolerado naqueles com intolerância à lactose. No entanto, as pessoas com intolerância à lactose devem consultar seu médico antes de introduzir kefir a sua dieta. Aqueles com síndrome do intestino irritável devem consultar o médico antes de tomar probióticos, já que em alguns casos, podem fazer os sintomas piorarem.

Kefir Emagrece?

A obesidade foi associada com um desequilíbrio nas bactérias intestinais. No entanto, que a cepa da bactéria tem um efeito é menos claro. Alguma evidência sugere que as espécies lactobacillus, ou grupo de bactéria de ácido láctico, como aquelas encontradas em kefir, são associadas com as mudanças em relação ao peso.

Porém, há alguma evidência que mostra que os probióticos não diminuem o peso corpóreo ou afetam o emagrecimento, IMC. Claramente isso é uma área para mais pesquisa.

Ele Promove Melhor Saúde Óssea?

O kefir tradicional feito do leite da vaca é uma boa fonte de cálcio e vitamina K, que são importantes para saúde óssea. Conforme as pessoas envelhecem, os ossos enfraquecem, que pode aumentar o risco de osteoporose e fraturas, especialmente em mulheres pós-menopausa. Ele, junto com outros produtos lácteos, é uma fonte útil de cálcio dietético.

Leia também: Brócolis – como fazer, receitas, benefícios a saúde…

Reduz a Inflamação?

A inflamação está envolvida em uma série de doenças como intestino inflamado ou artrite reumatóide. Os efeitos antiinflamatórios, imunomoduladores dos probióticos foram relatados em alguns estudos, embora esta seja uma área emergente de pesquisa. E parece que as bactérias de ácido láctico são antiinflamatórias, mas se isso traduz diretamente ao kefir, é ainda desconhecido.

7 Benefícios do Kefir

O consumo desse alimento está ainda sendo pesquisado, mas os benefícios potenciais incluem:

1 – Controle do Açúcar no Sangue

Em 2015, um estudo pequeno comparou os efeitos do consumo de kefir e leite convencionalmente fermentado sobre os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.
Os participantes que consumiram esse Alimento tiveram níveis significativamente mais baixos de açúcar no sangue de jejum, do que aqueles que consumiram o leite fermentado convencionalmente.

Os participantes no grupo de kefir também tiveram valores de hemoglobina A1c reduzidos, que são uma medida do controle de açúcar no sangue ao longo de 3 meses.

Leia também: L-Carnitina para que serve?

2 – Colesterol Inferior

Um estudo de 2017 analisou mudanças nos níveis de colesterol entre mulheres bebendo leite com baixo teor de gordura ou kefir. As participantes beberam ou 2 porções por dia de leite com baixo teor de gordura, 4 porções por dia de leite com baixo teor de gordura, ou 4 porções por dia de kefir.
Após 8 semanas, aquelas que beberam kefir mostraram reduções significativas em seus níveis totais e de colesterol ruim, comparado com aquelas que beberam apenas 2 porções por dia de leite com baixo teor de gordura.
As participantes que consumiram 4 porções por dia de leite com baixo teor de gordura tiveram níveis de colesterol reduzidos também. Os probióticos no kefir podem desempenhar um papel em quanto colesterol o corpo absorve do alimento. E podem também afetar como o corpo produz, processa, e usa o colesterol.

3 – Nutrientes

Os nutrientes desse alimento dependem do tipo de leite usado para produzi-lo. Geralmente, é uma boa fonte de proteína, cálcio e potássio. Algumas marcas de loja são fortificadas com vitamina D, também.

4 – Melhor Tolerância à Lactose

As pessoas com intolerância à lactose podem ser capazes de consumir kefir sem vivenciar sintomas, já que a bactéria presente no kefir quebra muito da lactose. A marca líder do kefir nos Estados Unidos afirma ser 99% livre de lactose.

Um pequeno estudo em 2003 concluiu que o consumo de kefir melhorou a digestão de lactose ao longo do tempo, e poderia potencialmente ser usado para ajudar a superar a intolerância à lactose. E notou que o kefir aromatizado produziu mais sintomas adversos do que o kefir simples, provavelmente devido aos açúcares adicionados no produto aromatizado.

5 – Saúde Estomacal

O estômago contém bactérias boas e ruins. Manter o equilíbrio entre elas é uma parte importante em manter o estômago saudável. As doenças, infecções, e alguns remédios, como antibióticos, podem alterar esse equilíbrio. Os probióticos são parecidos com bactérias boas encontradas naturalmente no trato digestivo e podem ajudar a manter um equilíbrio saudável.

Há alguma evidência que os alimentos probióticos, como kefir, podem ajudar a tratar diarréia causada pela infecção ou antibióticos. Uma análise citou o uso de kefir para auxiliar o tratamento de úlceras pépticas no estômago e intestino delgado.

6 – Propriedades de Cura

Os estudos de laboratório mostram que Ele pode ter propriedades antibacterianas e antifúngicas, embora mais investigação seja necessária. A pesquisa mostra que o kefir tem o potencial para ser benéfico contra gastroenterite, infecções vaginais, e infecções fúngicas.

Uma análise de 2016 relatou que o kefir diminuiu a gravidade dos sintomas em ratos infectados com um parasita. Outra análise demonstrou efeitos benéficos de kefir em ratos para cura de feridas e reduziu crescimento de tumor.

7 – Controle do Peso

Outro estudo relatou que o consumo desse alimento reduziu o peso corporal e colesterol total em ratos obesos. No entanto, mais pesquisa em pessoas é exigida.

Existem Efeitos Colaterais?

Como o processo usado para fazer esse Alimento pode variar entre as marcas, é difícil monitorar sua força, assim alguns produtos podem ser fontes mais fortes da bactéria probiótica do que outros. Para aqueles que não são acostumados com probióticos ou alimentos fermentados, é indicado começar com uma pequena quantidade e aumentar vagarosamente.

Alguns relatam sintomas digestivos como inchaço, constipação ou diarreia quando introduzindo probióticos à dieta. Qualquer um com sistema imunológico comprometido deve falar com o profissional da saúde antes de tomar probióticos.

Kefir de Água

O kefir de água é feito de um modo parecido com o kefir de leite. Os grãos desse alimento são colocados em água açucarada e o mesmo processo de fermentação acontece como em leite. A fermentação produz bactérias benéficas, enquanto reduzindo o teor de açúcar da bebida.

É importante notar que os grãos são diferentes, o kefir de água é feito com grãos específicos que dependem da água, e não funcionará da mesma forma se colocado em leite ou substitutos do leite. O açúcar da cana ou suco de fruta pode ser usado para adoçar a água.

O kefir de água é uma grande fonte de alternativa das bactérias probióticas para aqueles que estão seguindo uma dieta livre de leite, mas não contém o mesmo teor de cálcio e proteína que é oferecido pelo leite.

Check Also

Hambúrguer x Pizza

Hambúrguer x Pizza – Qual o mais saudável para minha Dieta?

Hambúrguer x Pizza - Qual mais saudável, qual deles afeta MENOS a minha dieta para emagrecimento, como fazer o Hambúrguer ou Pizza ficarem mais saudáveis, posso comer nos finais de semana?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *