Adoçantes Naturais, Conheça os melhores tipos de Adoçantes

Adoçantes Naturais – Saiba quais os melhores tipos de adoçantes naturais

Tipos de Adoçantes Naturais – A era do conhecimento e informação trouxe à tona uma preocupação maior em relação a uma alimentação saudável e natural. O público jovem e adultos altamente conectados passaram a buscar e exigir mais qualidade e opções favoráveis à rotina alimentar para si e sua família.Nesse contexto os alimentos doces, por muito tempo adoçados com açúcar refinado (sacarose) ou cristal, entraram em conflito com várias características pessoais como sobrepeso, obesidade, diabetes e outras questões relacionadas à saúde.
Adoçantes Naturais

Visando principalmente atender aos diabéticos buscou-se minimizar os danos causados pela sacarose com o desenvolvimento de adoçantes naturais, geralmente extraídos de vegetais e frutas, e também artificiais (criados em laboratório) para atender à demanda desse público. Atualmente os mesmos são procurados por milhares de pessoas em todo o mundo na busca da saúde e bem-estar.

Os médicos e nutricionistas não recomendam os adoçantes criados em laboratório por uma série de fatores em relação aos componentes utilizados que podem agredir o organismo. Assim sendo, o adoçante natural passa ser o protagonista das dietas alimentares sendo sempre a melhor opção.

Dentre os adoçantes naturais mais utilizados e recomendados podem ser citados:

Tipos de Adoçantes Naturais – MEL PURO

Conhecido e utilizado em todo o mundo é o mais antigo adoçante natural utilizado pelo homem. É capaz de adoçar qualquer alimento 25 vezes mais que o açúcar e fornece enzimas, vitaminas B2, B3 e B6, ferro, antioxidantes, zinco, potássio e fósforo que auxiliam na neutralização dos radicais livres e promovem o crescimento da flora intestinal. Mesmo possuindo inúmeras propriedades é importante lembrar que o mel puro não é a melhor opção para os diabéticos.

Tipos de Adoçantes Naturais – XILITOL / XYLITOL

É um adoçante encontrado em fibras de alguns vegetais (framboesa, milho, ameixa) e também em alguns tipos de cogumelos. Não faz aumentar os níveis de glicose no sangue ou nas taxas da insulina. Geralmente não apresenta contraindicações sendo indicado para os diabéticos. Possui propriedades que auxiliam nas disfunções no metabolismo de lipídeos, lesões parentais e renais. Geralmente não é recomendado a mulheres grávidas e durante a amamentação.

Tipos de Adoçantes Naturais – AÇÚCAR MASCAVOM

Uma das opções naturais mais facilmente encontrada nos supermercados provém do caldo da cana ou da beterraba, mas não passa pelo refinamento mantendo, assim, suas propriedades naturais como as vitaminas A, B1, B2 e outras. Muito recomendado na confecção de biscoitos, bolos e doces em geral é econômico e mais saudável. O processo de fabricação influencia muito.

Tipos de Adoçantes Naturais – DEMERARA

Também proveniente do caldo da cana o Demerara é submetido a um leve refinamento. Recebe pouco ou nenhum aditivo químico na composição. É um açúcar bastante próximo da versão bruta. Importante salientar que assim como os outros açúcares sua ingestão não deve ultrapassar 10% do consumo calórico diário que o organismo requer.

Tipos de Adoçantes Naturais – AÇÚCAR DE COCO

Extraído da seiva das flores do coco esse adoçante natural passa por um processo de aquecimento e evaporação. Tido como fonte de antioxidantes, ferro, cálcio, zinco, fósforo e potássio em sua composição encontra-se a fibra inulina que reduz o índice glicêmico e faz com que os carboidratos sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. Muito recomendado para os pré-diabéticos e dietas de emagrecimento.

Leia também: O que comer antes e depois dos treinos?

Tipos de Adoçantes Naturais – ESTÉVIA

Extraído da planta do mesmo nome de origem paraguaia oferece inúmeros benefícios para a saúde e, dentre suas propriedades pode-se citar que é levemente hipotensora, altamente digestiva, promove a saúde mental e circulação, não contém calorias, e etc. Ideal para pessoas que realizam dietas para emagrecimento e excelente para diabéticos por não alterar os níveis de açúcar no sangue e, em muitos casos, auxilia a regular os níveis de glicose naturalmente.

Tipos de Adoçantes Naturais – AGAVE AZUL

Extraído de uma planta originariamente mexicana possui poder adoçante maior que o açúcar convencional. É recomendado para diabéticos devido ao seu baixo índice glicêmico, mas com moderação. Possui inúmeras propriedades benéficas, mas é importante conhecer seu processo de fabricação. Para manter as propriedades originais é necessário que tenha sido processado cru e não a temperaturas altas. Ideal para sucos, vitaminas e chás também pode substituir o açúcar em muitas receitas.

Tipos de Adoçantes Naturais – XAROPE DE ÁCER (XAROPE DE BORDO)

Essa planta é nativa da América do Norte e obtém-se da perfuração da árvore cuja seiva é filtrada e passa por processo de ebulição. É adoçante natural rico em antioxidantes e oferece manganês, potássio, cálcio e zinco em sua composição. Nutricionistas recomendam comprar o produto de classe B que possui mais antioxidantes benéficos para o organismo.

Esses e outros adoçantes naturais podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais. Embora todos os produtos aqui mencionados sejam de origem natural todos possuem restrições de uso para algumas pessoas, principalmente as diabéticas.

Geralmente esses adoçantes são recomendadas sem restrições para aquelas pessoas que apenas optam por não ingerir açúcares e desejam substituir por algo mais saudável. No entanto, é sempre aconselhável consultar o médico ou nutricionista sobre o seu uso, quantidades e efeitos colaterais. As particularidades de cada pessoas devem sempre ser observadas.

Sobre Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *