pasta de amendoim integral como fazer
pasta de amendoim integral receita

Pasta de Amendoim Integral – Receita de Como fazer e Benefícios

Todos concordam que a pasta de amendoim é um alimento delicioso. Enquanto seja verdade que esta pasta tenha calorias, esta não é razão suficiente para não comê-la, pois todos precisam de calorias, e esta pasta é a fonte mais fácil, mais barata, para vários tipos de nutrição. Em pesquisa feita online em fevereiro de 2018, o produto Pasta de Amendoim, apresentou preço de R$ 22 (Casas Bahia).

1 – Alimento funcional

É indicado começar o dia com uma colherada de pasta de amendoim na torrada. A pasta é considerada um alimento funcional, o que significa que tem muitos componentes benéficos para saúde. O amendoim contém muitos compostos funcionais como proteínas, fibras, polifenóis, antioxidantes, vitaminas e minerais.

pasta de amendoim integral como fazer
Pasta de Amendoim proporciona vários benefícios a saúde.

Adicioná-los aos alimentos processados regulares faria das refeições saudáveis. O amendoim é uma fonte excelente de compostos como resveratrol, ácidos fenólicos, flavonóides e fitoesteróis que bloqueiam a absorção de colesterol da dieta. É também uma boa fonte de compostos bioativos como co-enzima Q10 e 20 aminoácidos com a quantidade mais alta de arginina, um aminoácido usado para a biosíntese de proteínas, com propriedades preventivas de doença.

2 – Coração saudável

Muitos estudos repetidamente provaram isso, o amendoim pode manter o coração saudável. É amplamente reconhecido como um alimento poderoso que pode combater muitas doenças cardiovasculares.
Em um estudo aprofundado com mais de 6000 mulheres com diabetes tipo 2 em um período de 12 anos, foi encontrado que consumir castanhas e pasta de amendoim 5 ou mais dias na semana, isso reduziu o risco de desenvolver doença cardíaca ou acidente vascular encefálico naquelas mulheres que estavam livres de doença cardíaca no início do estudo.
Segundo o conselho de amendoim americano, o amendoim tem 50% de ácidos graxos monoinsaturados, 33% de paraformaldeído, e 14% de ácidos graxos saturados que é uma combinação amiga do coração de ácidos graxos.

3 – Fonte de proteína saudável

O amendoim é uma fonte saudável de proteína. Desde que é uma fonte de planta de proteína, o amendoim tem uma vantagem adicionada de também ter fibra e bioativos únicos, ao contrário da proteína animal. Os aminoácidos nele, especialmente arginina, podem manter a pressão sanguínea em cheque por expandir os vasos sanguíneos. A proteína, como é sabido, é um macronutriente e é necessária para construir músculos, ossos, cartilagem, pele e sangue.

4 – Diabetes

Segundo Food and Drug Administration, o amendoim é uma boa fonte de fibra. E também tem carboidratos. Estes que contêm fibra ou amido têm um efeito menos pronunciado sobre o açúcar no sangue. Isto poderia explicar o motivo de amendoim ter um índice glicêmico baixo, e carga glicêmica, que são 14 e um respectivamente em uma escala de 100 pontos.

Os estudos também mostraram que quando o amendoim ou pasta dele são adicionados a uma refeição de carga glicêmica alta, como um bagel, então American Diabetes Association ranqueia os amendoins e outras castanhas como super alimentos de diabetes.

5 – Armazém de vitaminas essenciais

O amendoim é também uma boa fonte de vitaminas essenciais como vitaminas B e minerais. Entre os 13 elementos considerados essenciais na nutrição humana, 4 deles estão presentes de forma significativa em amendoins, e 7 outros são encontrados em quantidades de modo nutricional significativas.

As vitaminas em amendoins incluem niacina, folato, ácido pantotênico, tiamina, riboflavina, colina, vitamina B6 e E. A presença do folato o torna uma dieta saudável para grávidas e crianças. Estas vitaminas ajudam no funcionamento saudável de vários órgãos e também no metabolismo e imunidade.

6 – Mantém os níveis de pressão sanguínea

O amendoim se destaca como uma fonte boa de potássio, um mineral que faz muito no corpo. De forma significativa, ajuda em manter os níveis de pressão sanguínea. Enquanto o potássio tem muitas fontes, o potássio obtido dos amendoins é especial, porque surge em um pacote de fibra, gorduras saudáveis e proteína. Isso ajuda em manter os níveis de pressão sanguínea e evitar as complicações de saúde como acidente vascular encefálico.

7 – Pasta de Amendoim para emagrecimento

Talvez algo muito fascinante sobre os amendoins é que apesar de todas as calorias que possuem, uma dieta rica em amendoins pode ajudar a manter o peso, perder alguns até. A pesquisa mostrou que comer amendoins e pasta deles faz a pessoa se sentir mais cheia por um tempo maior.

Leia também: Cafeína ajuda a Emagrecer e Queimar gordura? 

E também tem o potencial de inibir a fome do que qualquer outro alimento, talvez porque estimula um certo hormônio que ajuda a pessoa a se sentir satisfeita. Vários estudos mostraram também que incorporar amendoins na dieta não leva ao ganho de peso. Alguns estudos até mostraram que os amendoins podem, na realidade, contribuir para perda de peso.

Receita de Pasta de Amendoim

Serão usadas 2 xícaras de chá do amendoim torrado, sem sal, e sem a casca. Basta processar o amendoim até chegar em consistência de pasta, em torno de 15 minutos. A própria gordura do amendoim faz com que o mesmo vire pasta, não é necessário adicionar nada. O indicado é utilizar o processador. Se não tiver processador, é possível usar o liquidificador, no entanto, o processo vai demorar um pouco mais.

Check Also

Detox de Couve com Limão Emagrece, Como Fazer, Receita

Detox de Couve com Limão Emagrece? Como Fazer essa Receita?

Detox de Couve com Limão funciona mesmo para Emagrecer e Queimar Gordura? Saiba como fazer esse delicioso suco Detox para secar a barriguinha de vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *