Home / Alimentos / Pasta de Amendoim é Bom? Benefícios? Preço? Como fazer? Onde Comprar?
Pasta de Amendoim é bom para quem treina
Pasta de Amendoim Hipertrofia

Pasta de Amendoim é Bom? Benefícios? Preço? Como fazer? Onde Comprar?

7 dicas para emagrecer

O Amendoim é uma planta originária da América do Sul e de países da fronteira, como Bolívia, Paraguai e norte da Argentina. A difusão dele foi iniciada pelos indígenas e a introdução na Europa se deu no século XIX.
Consumido em todo o mundo de diversas formas, frito, assado, doce e salgado, é muitíssimo conhecido em forma de pasta ou manteiga.
A pasta de Amendoim.
Sabe aquela pasta de amendoim que você tá cansado de ver nos filmes Americanos recheando sanduíches, panquecas e as delícias das lancheiras das crianças? Ela tem alto valor nutritivo, tem proteínas que ajudam a reconstruir os músculos, ajuda a controlar a fome e até ajuda a diminuir os riscos da diabetes tipo 2.

Os Nutrientes da pasta de amendoim

Cada 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim contém mais do que 8 gramas de proteína, cerca de 2 gramas de fibra dietética, 208 mg de potássio, quase 1g de ferro, 24mmg de ácido fólico, 188 kcal e 3 gramas de açúcares.

O teor de gordura é de 16 gramas por porção, mas apenas 3 gramas são saturadas. O resto das gorduras são mono e polinsaturados, que têm benefícios comprovados para a saúde do coração e do músculo.

Custo Benefício

Quem treina sabe o quanto pode ser caro conseguir as famosas 3 mil calorias diárias com carne magra, laticínios ou barras de cereal. Coloque na ponta do lápis o valor da pasta que você mesmo poderá fazer em casa com a receita que daremos no fim do post, e o valor do kg de queijo cottage. Rapidamente você terá um favorito para a sua dieta.

Versatilidade

Comer manteiga, ou pasta de amendoim na colher pode ser enjoativo, mas deixe a sua criatividade aflorar. A manteiga tem açúcar suficiente apenas para satisfazer a vontade de comer um docinho, mas ela cai bem com frutas, numa pão torrado, numa panqueca, no smoothie para os dias de calor.

Existem também receitas salgadas para pasta de amendoim, principalmente na culinária asiática, mas é mais raro e difícil de se encontrar. Liberte a sua imaginação

Ebook Grátis Ensina: 7 Dicas para Perder Barriga até o Verão! Download Aqui!

Facilidade

Outro benefício para quem treina é a facilidade de se carregar na bolsa. Manter um pote dessa delícia no escritório é muito fácil, o que ajuda no consumo das calorias diárias. Ela também fornece proteína de rápida absorção para o pós treino, o potinho não pesa e seus músculos vão adorar.

Pasta de Amendoim com banana é um ótimo alimento pré treino
Pasta de Amendoim com banana é um ótimo alimento pré treino

Mas o por que essa mania de pasta de amendoim?

Você não vai ganhar a guerra contra a fome.

A forma de não comer é manter-se alimentado, isto é, comendo alimentos com bastante fibra e proteína. Já é sabido que as nozes em geral são alimentos riquíssimos nestes dois fatores e o nosso querido amendoim não é diferente. Você vai se sentir satisfeito por muito mais tempo do que se estivesse comendo uma barrinha de cereal. A conta é simples, quanto menos você come besteira, mais facilmente você vai conseguir controlar o seu peso, além disso a pasta de amendoim ajuda ganhar massa muscular pelo seu bom índice proteico.

Cuidando bem do seu coração

Um tapa de manteiga de amendoim num pão multi grãos e você tem uma refeição saudável e deliciosa. Além de substituir perfeitamente aquele pedaço de taquicardia chamado hambúrguer ou o pecado do frango frito. Fique longe do sorvete e da batata frita e saboreie um sanduíche sem gordura saturada e cheio de fitoesteróis, substância que compete com o colesterol ruim (LDL) e impede que o corpo o assimile.

Além disso ele possui resveratrol, um antioxidante poderosíssimo que impede a criação de placas nas artérias prevenindo acidentes vasculares.

Acha que acabou? O amendoim ainda tem arginina, um aminoácido que se transforma em óxido nítrico, ele relaxa as artérias, aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão.

Mas só a manteiga de amendoim salva?

Duas colheres de pasta de amendoim, o suficiente para um sanduíche, te proporciona 7 gramas de proteína. Em comparação a um sanduíche de peito de peru, que te da 20 gramas de proteína, o amendoim perde de longe.

Um atleta de 63 quilos precisa de 70 a 100 gramas de proteína por dia, uma pessoa de 90 quilos precisa de 100 a 150 g de proteína diária. Ou seja, O POTE TODO!

Para aumentar o valor proteico, coma seu sanduíche com um copo leite magro. Os aminoácidos do amendoim misturados ao leite aumentam substancialmente a quantidade de proteína.

Vitaminas

Há uma enorme variedade de vitaminas e minerais no amendoim

Vitamina E – Previne o envelhecimento celular; auxilia no crescimento e desenvolvimento; Participar na formação dos glóbulos vermelhos; ajudar na prevenção de doenças, como o câncer e doenças do coração.

Magnésio – Ajuda no Funcionamento dos Intestinos; Melhora a Contração do Músculo Cardíaco; Relaxa os Vasos Sanguíneos; Regula os Níveis de Açúcar no Sangue; Melhora a formação dos ossos e Dentes; Aumenta a Criação de ATP (moléculas de energia do corpo);
Reduz o risco de Câncer;

Zinco – Apesar de estar presente em uma pequena quantidade, o zinco ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
Como atleta você precisa de todos os seus sistemas funcionando corretamente.

Um pequeno macete e um “alerta” sobre pasta de amendoim

Muitas pastas de amendoim compradas nos grandes hipermercados podem ter uma certa quantidade de gordura saturada. A boa notícia é que em 17 gramas de de gordura, apenas 3,5 são gorduras ruins. Se ainda assim você não quiser comer essa pequena parcela de “gordura ruim”, você pode comprar as manteigas de amendoim 100% naturais.

Muitas vezes essas pastas 100% naturais não terão a mesma facilidade de passar no pão. A menor quantidade de “oleosidade” não ajuda na hora de espalhar. O macete é guardar o pote de cabeça para baixo e fora da geladeira, mas para isso OBSERVE BEM O PRAZO DE VALIDADE e evite sujar a sua pasta com pedaço de pão, biscoito e frutas.

Perigos do amendoim

O amendoim está entre os 5 alimentos mais alérgicos do mundo e causa, só nos estados unidos, mais de 15 mil internações e 100 mortes por ano. A reação alérgica ao amendoim causa vermelhidão, coceira na pele, formigamento ao redor da boca, diarreia, vômito e dificuldade de respiração.

Algumas pesquisas associam a ingestão da semente à dificuldade na lactação e na gravidez. Ou seja, não é recomendado o consumo de absolutamente NADA feito de amendoim enquanto gestante e na fase de amamentação.

O Amendoim e a aflatoxina – Produzida por um fungo, quando exposto à condições favoráveis, a aflatoxina é cumulativa no organismo e pode facilitar doenças gravíssimas no ser humano. Na gravidez, o excesso de aflatoxina pode causar mutações no feto.

Observe o selo ABICAB (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) para evitar contaminação pelas aflatoxinas.

Mas dá pra fazer essa delícia em casa?

É óbvio que dá e, sinceramente, é facílimo. Você só precisa de alguns minutinhos na cozinha. Não suja quase nada e você ainda pode tirar uma onda na academia dizendo que foi você quem fez.

Pasta de Amendoim com torrada
Pasta de Amendoim com torrada

Receita de pasta de amendoim:

Amendoim sem casca e sem pele torrado – Meio quilo
Açúcar mascavo (da pra fazer com açúcar refinado, mas não é tão saudável) – Uma xícara e meia
Óleo de amendoim ou vegetal – 3 colheres
Sal – Uma colher rasa

Para torrar o amendoim
Caso você não encontre o amendoim já torrado, vamos te ensinar aqui como fazer.

Pegue os amendoins e coloque direto na assadeira. Leve ao forno pré aquecido a 180° por 10 minutos tomando o cuidado para que os amendoins não fiquem empilhados, ou eles não torrarão de forma homogênea.

Após esse tempo abra o forno, remexa os grãos e volte ao forno por mais 10 minutos.

Como torrar o amendoim do microondas
Para torrar o amendoim no microondas, prefira usar menos grãos.

Coloque apenas uma xícara de amendoim em um prato e coloque na potência mais alta do seu forno por 3 minutos. Após esse tempo abra, mexa os grãos e volte por mais dois minutos. Repita a operação se necessário.

Como descascar os amendoins torrados

Existem diversas técnicas para descascar o amendoim, a maneira “cozinheira” manda que você coloque os grãos em um pano de prato e friccione outro pano de prato por cima até que as cascas saiam completamente. Mas sinceramente não aconselhamos este modo, pois as cascas voam por toda cozinha e não é tão fácil assim.

A maneira “ALIMENTOS PARA EMAGRECER” de descascar os grãos é mais prática e divertida. Coloque os grãos na sua coqueteleira e bata como se não houvesse o amanhã. As cascas vão soltar dos grãos.

Fazendo a pasta de amendoim

1 – Coloque parte dos grãos já torrados e descascados em um processador ou em um liquidificador. Caso vá utilizar o liquidificador, aconselhamos que faça aos poucos e tomando MUITO CUIDADO para não queimar o mesmo. Opte pela função PULSAR.

De tempos em tempos, abra o processador de alimentos e passe a colher na farofa para que ela se solte.

Bata até que os grãos se transforme em uma farofa homogênea.

2 – Coloque o sal, metade do açúcar e 3 colheres do óleo de amendoim.

3 – O óleo tem que ser suficiente para que o processador ou liquidificador movimente a mistura completa.

4 – Inclua o resto dos grãos no meio do redemoinho que o liquidificador vai fazer.

5 – Coloque o resto dos ingredientes no processador lentamente.

6 – O óleo tem que ser colocado bem aos poucos para que não fique oleoso, apenas pastoso.

7 – Prove o açúcar e inclua aos pouquinhos.

8 – É aconselhável deixar a pasta descansando na geladeira em um pote fechado por 24 horas para que o sabor apure bem.

Dica 1: Se não encontrar o óleo de amendoim, pode usar um óleo vegetal com pouco cheiro e sabor, como por exemplo o de canola, milho ou coco.

Dica 2: Você pode substituir o açúcar mascavo por outro açúcar, adoçante e até mel.

Dica 3: Sirva em potes menores e consuma em até 5 dias.

Pasta de Amendoim é bom para hipertrofia muscular
Pasta de Amendoim é boa para hipertrofia muscular

Onde comprar a manteiga de amendoim

Caso não queira ter esse trabalho, você pode encontrar a pasta de amendoim em qualquer supermercado próximo.

Caso queira uma pasta de amendoim integral, temos opções de pasta de amendoim com whey da Integral Médica ou pastas integrais das marcas First, Amendoim & Cia e Mandubim, Body Acction. Neste caso é mais fácil encontrá-las na internet nos links a seguir:

 

www.bomsuplemento.com.br

Bom apetite, bom treino e não esqueça de sempre procurar pelo melhor alimento para emagrecer.

Sobre Rodrigo

Você também pode Gostar:

Faseolamina emagrece

Faseolamina emagrece, benefícios, como tomar, preço e onde comprar

Faseolamina emagrece, o que é e para que serve, funciona mesmo, como tomar faseolamina, quais efeitos e benefícios, preço e onde comprar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS: 7 Dicas para Emagrecer e Perder Barriga até o VerãoDownload Agora