Quem Malha pode beber Cerveja, Vinho ou Destilado. Dá barriga mesmo
Quem Malha pode beber Cerveja, Vinho ou Destilado. Dá barriga mesmo

Quem Malha pode beber Cerveja, Vinho ou Destilado? Dá Barriga?

Bebidas alcoólicas existem há mais de dez mil anos e sempre serviram para rituais. Antigamente a utilização era muito difundida (inclusive crianças consumiam). Na sociedade contemporânea as bebidas alcoólicas são vistas como causadoras de acidentes de trânsito, por provocar aumento do peso corporal e desordens metabólicas (começamos a responder a partir daí a pergunta: “Quem Malha pode beber?“), motivo de adicção e etc.

Como álcool age no organismo?

O álcool é encontrado em diversas formas de destilação (vodka, cachaça, uísque e etc) ou fermentação (cerveja e vinho). Possui cerca de 7,1 Kcal por grama, porém devido ao efeito térmico no metabolismo (no caso de 20%) o valor cai para 5,7 kcal.

Vemos que a densidade calórica não é tão expressiva, porém em altas quantidades já se torna um grande vilão para a balança independente do seu efeito térmico no corpo.

Diferente dos outros nutrientes, o álcool não colabora para o aumento de saciedade, muito pelo contrario, sendo mais fácil você chegar em casa ”altinho” ou levemente embriagado e com fome. O que faz você optar por uma fatia de bolo ou uma esfirra/hambúrguer em alguma rede de fast food a comer algo saudável.

Abordando um pouco do metabolismo do etanol no corpo: sua absorção é relativamente lenta pelo estômago e muito mais rápida a nível intestinal. Por ser uma molécula hidrossolúvel (solúvel em água) acessa rapidamente a corrente sanguínea, onde é livremente distribuída para a maioria dos órgãos e sistemas do nosso corpo. Infelizmente, nosso querido fígado é o que mais sofre com esse consumo, cerca de 90%. 2 a 5% é excretado pela urina (dando um leve susto no rim), 1 a 2% no suor e respiração. O ciclo de metabolização ocorre por um enzima chamada Álcool desidrogenase onde o etanol é convertido (catalisado) em acetaldeído (altamente tóxico em grandes quantidades), que vai para nossas mitocôndrias onde outra enzima, a Aldeído desidrogenase atua em nível celular destruindo parcialmente a resposta mitocondrial, diminuindo sua respiração celular e gerando acetato livre na corrente sanguínea.

Quem Malha pode beber Cerveja, Vinho ou Destilado. Dá barriga mesmo
Beber álcool não é indicado para quem treina, independente do objetivo

Em resumo, não é indicado consumir álcool quando queremos obter resultados sólidos em nossos treinos, até mesmo por questão de saúde.

A interação do álcool na questão hormonal: estudo realizado com homens e mulheres durante três semanas onde os mesmos consumiram cerca de 30 g e 40 g de álcool por dia, mostrou ao final uma redução de 6,8% de testosterona nos homens.Não ocorreu diminuição para as mulheres.

Outro estudo, agora abordando a recuperação pós-treino onde indivíduos treinados realizaram treinos de força muito pesados seguidos por doses de 80g de álcool (aproximadamente 1 grama por kg de massa) apontou para uma recuperação prejudicada nos músculos treinados.

O álcool faz parte da interação social por muitos anos, isso é um dogma que foi criado durante gerações. O grande problema está no seu consumo desenfreado.

Para atletas de ponta desencorajo o uso, mas pessoas normais que treinam devem ter atenção ao seu consumo para não prejudicar os objetivos estéticos ou de saúde.

Davor Pitrez – ➡ Rio de Janeiro 🍎 ➡ Nutrição esportiva 🏋 ➡ Profissional de Ed. Física 🏆 ➡ Contato: ➡ Davornutricao@gmail.com

Check Also

Clorofila Líquida faz bem para saúde

Clorofila Líquida para que serve, benefícios, como tomar

Clorofila Líquida o que é, para que serve, como tomar corretamente, quais efeitos e benefícios a saúde, melhor marca, qual preço e onde comprar Clorofila Líquida barata?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *