Quinoa é bom e funciona para emagrecer e queimar gordura
Quinoa é bom e funciona para emagrecer e queimar gordura

Quinoa é bom, Benefícios, Como tomar, Preço e Onde Comprar

Quinoa é bom, Benefícios, Como tomar, Preço e Onde Comprar
Avalie esse Post. \\\\o/

Quinoa e seus benefícios para nas dietas para Emagrecer e queimar gordura – Aprenda como tomar

A Quinoa é um tipo de grão muito cultivado e amplamente consumido nos Andes, onde é considerada a parte principal da refeição. Isto porque o grão possui os mesmos nutrientes que cereais como o trigo e o arroz. Aqui no Brasil muitas pessoas usam a quinoa no lugar do arroz, pois a quinoa possui muitos nutrientes essenciais que o arroz não tem. A quinoa é considerada também como um alimento de alto valor biológico, isto porque o grão possui todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não pode produzir naturalmente mas são de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. Para se ter noção de quão completa é a quinoa, este grão possui boas quantidades de cálcio, ferro e também possui ácidos graxos essenciais Ômegas 3 e 6. A quinoa assim como outros cereais é rica em fibras o que a torna como uma boa fonte de carboidratos na dieta. O grão ainda possui boas quantidades de vitaminas do complexo B que desempenham enorme função no organismo. Como pode ser visto a quinoa é rica nos principais nutrientes que nosso corpo necessita, desta forma ela proporciona diversos benefícios para a saúde.

 Porção: 100g
Quantidade por porção
 Calorias336Kcal
 Carboidratos68,3g
 Proteínas12,1g
 Lipídeos6,1g
 Água10,8g
 Fósforo302mg
 Cálcio107mg
 Fibras6,8g
 Ferro5,2mg
 Vitamina B1 (Tiamina)1,5mg
 Vitamina B3 (Niacina)1,2mg
 Vitamina B2 (Riboflavina)0,3mg
 Vitamina C (Ácido Ascórbico)1,1mg
 * Valores Diários(% VD) baseados em uma dieta de 2000 calorias e 8400 KJ.
 Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) Valor Diário não especificado.

Auxilia no crescimento muscular

Esse grão é um grão rico em proteínas sendo uma das melhores fontes deste nutriente no reino vegetal, sendo superada somente pela chia, porém estando a frente do trigo, soja e aveia. A proteína é necessária para construção e manutenção dos tecidos musculares, sendo responsável pela reparação das fibras microlesionadas após os exercícios. Os compostos mais importantes dentro das proteínas são os aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não pode produzir naturalmente. Ela possui todos os aminoácidos essenciais sendo considerado um grão de alto valor biológico. Dentre os aminoácidos essenciais estão a Valina, Isoleucina e Leucina que juntos formam o BCAA, que tem por objetivo impedir o catabolismo muscular. Adicionar regularmente a quinoa na dieta pode ser uma boa estratégia para obter melhores resultados de crescimento muscular.

Melhora a saúde cardiovascular

Ela além de estar na frente de outros grãos na quantidade de proteína e aminoácidos essenciais também possui melhores fontes de gordura. Ela é rica em ômega 3 e 6 que auxiliam na redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. O ômega 3 presente nesse alimento auxilia na redução da formação de coágulos no sangue e também arritmias. Com a melhora do fluxo sanguíneo pela redução de coágulos, o ômega 3 auxilia a manter a pressão arterial estabilizada e evita a pressão alta. A Estes ácidos graxos também reduzem os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentam a concentração do colesterol bom (HDL).

Quinoa auxilia nas dietas de emagrecimento e queima de gordura corporal
Quinoa auxilia nas dietas de emagrecimento e queima de gordura corporal

Combate a anemia e melhora a oxigenação

Também é rica em ferro, tendo maior teor deste importante mineral do que o próprio feijão. Para cada 100g de quinoa estão presentes 10,3g de ferro. O ferro é muito importante para o organismo pois além de evitar a anemia e outras doenças características da falta de ferro, ele também participa da formação de glóbulos vermelhos do sangue, que tem a missão de transportar oxigênio pelo corpo. Sendo assim é uma ótima alternativa utilizar a quinoa para complementar a ingestão de ferro na dieta.

Melhora a saúde dos ossos

Ela é rica em cálcio e se torna uma ótima aliada para evitar a osteoporose e fortalecer os ossos e dentes. O cálcio é um mineral considerado essencial para o organismo, sendo encontrado em cerca de 99% nos ossos e dentes. O cálcio é importante inclusive para a contração muscular, onde atua auxilia no processo de contração e relaxamento que regulam os batimentos cardíacos. O cálcio ainda age na coagulação sanguínea e na regulação e transmissão de impulsos nervosos. Ela pode ser uma boa escolha para adicionar mais cálcio na dieta caso este mineral esteja em déficit, com o benefício de conter gorduras boas como o ômega 3 e 6.

Auxilia no emagrecimento

Ela é uma boa fonte de fibras, sendo uma ótima aliada no emagrecimento. As fibras quando em contato com o suco gástrico se tornam uma espécie de gel, que faz com que o estômago dilate e a sua digestão seja mais lenta, com isso nos sentimos mais saciados. Ao aumentar a sensação de saciedade a quinoa faz com que evitemos de comer alimentos calóricos fora de hora, principalmente doces e salgados. Ao auxiliar no controle da ingestão calórica, a quinoa ajuda no processo de emagrecimento saudável já que para emagrecer temos de consumir menos calorias do que gastamos, do contrário aumenta-se de peso. Outro benefício da quinoa para o emagrecimento é que ela é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, assim sendo não ocorrem picos de insulina no sangue e assim não há um maior acúmulo de glicose em forma de gordura. A insulina é responsável por permitir e aumentar a entrada de nutrientes dentro das células, dentre eles a glicose, principal fonte de energia do nosso corpo. Grande quantidade de insulina circulando no sangue podem induzir a um quadro de resistência à este hormônio, onde é necessário maior quantidade de insulina para absorver a mesma quantidade de glicose, doença conhecida como diabetes tipo 2. Outros carboidratos ingeridos com a Quinoa também tem sua digestão e absorção mais lenta pelo organismo, não causando picos de insulina e provendo energia de forma gradual.

Ação antioxidante

A quinoa possui vitamina C e E que são ótimos antioxidantes para o corpo. Os antioxidantes como a vitamina C agem combatendo a ação dos radicais livres que causam danos as células e facilitam o aparecimento de doenças como o câncer. Os radicais livres são produzidos principalmente durante exercícios físicos intensos como a musculação, onde aumentam muito a concentração de íons de hidrogênio no corpo, desestabilizando o pH muscular. Ao combater a ação dos radicais livres os antioxidantes melhoram a qualidade da pele, deixando-a mais jovem e bonita.

Quinoa é bom e funciona para emagrecer e queimar gordura
Quinoa é bom e funciona para emagrecer e queimar gordura

Melhora o sistema imunológico

Ela ainda possui maior concentração de Zinco do que o arroz e o milho, tendo cerca de 8mg do mineral a cada 100g de quinoa. O zinco atua na melhora da cicatrização de feridas e no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças, infecções e resfriados. Somado a este fator a quinoa possui boas concentrações de cálcio que age melhorando a integridade das células. A quinoa ainda possui vitamina C e E que são excelentes antioxidantes que combatem os radicais livres deixando o sistema imunológico fortalecido.

Intolerantes a lactose

Mais de 40% dos adultos no Brasil são intolerantes à lactose, segundo estudos publicados. Os intolerantes a lactose não podem consumir alimentos e derivados a base de leite, pois este é rico em lactose e com isso o organismo fica carente do cálcio, muito importante para a massa óssea. Além disso, pode ser uma boa alternativa neste sentido pois em cada 100g de quinoa estão 66g de cálcio, sem conter nem glúten nem lactose. A falta de cálcio no organismo pode causar uma série de problemas entre eles a osteoporose.

Celíacos

As pessoas que sofrem de doença celíaca podem se beneficiar do tomar quinoa, já que o grão é isento de glúten. O grão pode ser usado para substituir a farinha de trigo em receitas como massas, bolos e pães. A doença celíaca faz com que o sistema imunológico cause uma reação ao consumo de alimentos que contenham glúten.

Melhora a saúde cerebral

A quinoa além de possui boa quantidade de vitaminas C e E que são ótimos antioxidantes e anti-inflamatórios, também é rica em vitaminas do complexo B. As vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento e manutenção do corpo, sendo que estas vitaminas agem contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso, atuam na manutenção muscular e também na síntese hormonal. Estudos indicam que Ômega 3 e 6 que estão presentes na quinoa, participam da formação de membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos. Ao ingerir regularmente a quinoa, ocorre uma melhora das ligações cognitivas do cérebro e consequentemente a melhora da saúde cerebral.

Benefícios

  • Ajuda no crescimento e manutenção muscular
  • Melhora a saúde do coração
  • Previne diabetes tipo 2
  • Rica em ômega 3 e 6
  • Regula o colesterol
  • Ação antioxidante
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Não contém glúten
  • Rica em ferro
  • Auxilia no emagrecimento
  • Melhora a saúde óssea

Como tomar

A maioria das lojas vendem a quinoa em forma de pó, similar a aveia moída, porém também é possível encontrar em grãos inteiros. Não há um consenso quanto a ingestão de quinoa na dieta, no entanto cerca de 2 colheres de sopa por dia são suficientes para tirar todo proveito do grão e seus nutrientes. É possível adicionar a quinoa em pratos e em receitas, mais abaixo tem alguns exemplos de pratos que podem ser feitos com quinoa.

Restrições

Não há qualquer restrição quanto ao uso da quinoa na alimentação, porém deve-se atentar para o fato deste grão ser uma alimento calórico e o excesso do mesmo na dieta pode resultar em aumento da circunferência abdominal e desequilíbrio de outros nutrientes.

Receitas com Quinoa

  • Salada de quinoa com frango
  • Salada de quinoa com passas
  • Tabule
  • Sopa de quinoa com legumes
  • Quinoa com legumes
  • Cuscuz com amêndoa e damasco
  • Tortas
  • Hamburguer
  • Sopa de mandioquinha, quinoa e couve
  • Bolo de quinoa com banana
  • Pudim
  • Suco de melancia com quinoa e gengibre

Preço

A quinoa pode ser encontrada em diferentes versões:

Farinha de quinoa

R$14,80 até R$24,20

Em grãos

R$15,90 até R$34,90

Em flocos

R$14,80 até R$19,90

Onde comprar

A loja BomSuplemento.com.br oferece os melhores produtos com o menor preço do mercado. A loja possui atendimento de qualidade e aprovação dos clientes.

Recomendados Para Você:

Check Also

Faseolamina emagrece

Faseolamina emagrece, benefícios, como tomar, preço e onde comprar

Faseolamina emagrece, o que é e para que serve, funciona mesmo, como tomar faseolamina, quais efeitos e benefícios, preço e onde comprar?

One comment

  1. Ola, eu queria saber quanto esta custando o kl da quinoa em grãos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *