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Quinoa é bom e funciona para emagrecer e queimar gordura
Quinoa é bom e funciona para emagrecer e queimar gordura

Quinoa é bom, Benefícios, Como tomar, Preço e Onde Comprar

Quinoa e seus benefícios para nas dietas para Emagrecer e queimar gordura – Aprenda como tomar

7 dicas para emagrecer

A Quinoa é um tipo de grão muito cultivado e amplamente consumido nos Andes, onde é considerada a parte principal da refeição. Isto porque o grão possui os mesmos nutrientes que cereais como o trigo e o arroz. Aqui no Brasil muitas pessoas usam a quinoa no lugar do arroz, pois a quinoa possui muitos nutrientes essenciais que o arroz não tem. A quinoa é considerada também como um alimento de alto valor biológico, isto porque o grão possui todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não pode produzir naturalmente mas são de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. Para se ter noção de quão completa é a quinoa, este grão possui boas quantidades de cálcio, ferro e também possui ácidos graxos essenciais Ômegas 3 e 6. A quinoa assim como outros cereais é rica em fibras o que a torna como uma boa fonte de carboidratos na dieta. O grão ainda possui boas quantidades de vitaminas do complexo B que desempenham enorme função no organismo. Como pode ser visto a quinoa é rica nos principais nutrientes que nosso corpo necessita, desta forma ela proporciona diversos benefícios para a saúde.

 Porção: 100g
Quantidade por porção
 Calorias 336Kcal
 Carboidratos 68,3g
 Proteínas 12,1g
 Lipídeos 6,1g
 Água 10,8g
 Fósforo 302mg
 Cálcio 107mg
 Fibras 6,8g
 Ferro 5,2mg
 Vitamina B1 (Tiamina) 1,5mg
 Vitamina B3 (Niacina) 1,2mg
 Vitamina B2 (Riboflavina) 0,3mg
 Vitamina C (Ácido Ascórbico) 1,1mg
 * Valores Diários(% VD) baseados em uma dieta de 2000 calorias e 8400 KJ.
 Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) Valor Diário não especificado.

Auxilia no crescimento muscular

Esse grão é um grão rico em proteínas sendo uma das melhores fontes deste nutriente no reino vegetal, sendo superada somente pela chia, porém estando a frente do trigo, soja e aveia. A proteína é necessária para construção e manutenção dos tecidos musculares, sendo responsável pela reparação das fibras microlesionadas após os exercícios. Os compostos mais importantes dentro das proteínas são os aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não pode produzir naturalmente. Ela possui todos os aminoácidos essenciais sendo considerado um grão de alto valor biológico. Dentre os aminoácidos essenciais estão a Valina, Isoleucina e Leucina que juntos formam o BCAA, que tem por objetivo impedir o catabolismo muscular. Adicionar regularmente a quinoa na dieta pode ser uma boa estratégia para obter melhores resultados de crescimento muscular.

Melhora a saúde cardiovascular

Ela além de estar na frente de outros grãos na quantidade de proteína e aminoácidos essenciais também possui melhores fontes de gordura. Ela é rica em ômega 3 e 6 que auxiliam na redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. O ômega 3 presente nesse alimento auxilia na redução da formação de coágulos no sangue e também arritmias. Com a melhora do fluxo sanguíneo pela redução de coágulos, o ômega 3 auxilia a manter a pressão arterial estabilizada e evita a pressão alta. A Estes ácidos graxos também reduzem os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentam a concentração do colesterol bom (HDL).

Quinoa auxilia nas dietas de emagrecimento e queima de gordura corporal
Quinoa auxilia nas dietas de emagrecimento e queima de gordura corporal

Combate a anemia e melhora a oxigenação

Também é rica em ferro, tendo maior teor deste importante mineral do que o próprio feijão. Para cada 100g de quinoa estão presentes 10,3g de ferro. O ferro é muito importante para o organismo pois além de evitar a anemia e outras doenças características da falta de ferro, ele também participa da formação de glóbulos vermelhos do sangue, que tem a missão de transportar oxigênio pelo corpo. Sendo assim é uma ótima alternativa utilizar a quinoa para complementar a ingestão de ferro na dieta.

Melhora a saúde dos ossos

Ela é rica em cálcio e se torna uma ótima aliada para evitar a osteoporose e fortalecer os ossos e dentes. O cálcio é um mineral considerado essencial para o organismo, sendo encontrado em cerca de 99% nos ossos e dentes. O cálcio é importante inclusive para a contração muscular, onde atua auxilia no processo de contração e relaxamento que regulam os batimentos cardíacos. O cálcio ainda age na coagulação sanguínea e na regulação e transmissão de impulsos nervosos. Ela pode ser uma boa escolha para adicionar mais cálcio na dieta caso este mineral esteja em déficit, com o benefício de conter gorduras boas como o ômega 3 e 6.

Auxilia no emagrecimento

Ela é uma boa fonte de fibras, sendo uma ótima aliada no emagrecimento. As fibras quando em contato com o suco gástrico se tornam uma espécie de gel, que faz com que o estômago dilate e a sua digestão seja mais lenta, com isso nos sentimos mais saciados. Ao aumentar a sensação de saciedade a quinoa faz com que evitemos de comer alimentos calóricos fora de hora, principalmente doces e salgados. Ao auxiliar no controle da ingestão calórica, a quinoa ajuda no processo de emagrecimento saudável já que para emagrecer temos de consumir menos calorias do que gastamos, do contrário aumenta-se de peso. Outro benefício da quinoa para o emagrecimento é que ela é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, assim sendo não ocorrem picos de insulina no sangue e assim não há um maior acúmulo de glicose em forma de gordura. A insulina é responsável por permitir e aumentar a entrada de nutrientes dentro das células, dentre eles a glicose, principal fonte de energia do nosso corpo. Grande quantidade de insulina circulando no sangue podem induzir a um quadro de resistência à este hormônio, onde é necessário maior quantidade de insulina para absorver a mesma quantidade de glicose, doença conhecida como diabetes tipo 2. Outros carboidratos ingeridos com a Quinoa também tem sua digestão e absorção mais lenta pelo organismo, não causando picos de insulina e provendo energia de forma gradual.

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Ação antioxidante

A quinoa possui vitamina C e E que são ótimos antioxidantes para o corpo. Os antioxidantes como a vitamina C agem combatendo a ação dos radicais livres que causam danos as células e facilitam o aparecimento de doenças como o câncer. Os radicais livres são produzidos principalmente durante exercícios físicos intensos como a musculação, onde aumentam muito a concentração de íons de hidrogênio no corpo, desestabilizando o pH muscular. Ao combater a ação dos radicais livres os antioxidantes melhoram a qualidade da pele, deixando-a mais jovem e bonita.

Quinoa é bom e funciona para emagrecer e queimar gordura
Quinoa é bom e funciona para emagrecer e queimar gordura

Melhora o sistema imunológico

Ela ainda possui maior concentração de Zinco do que o arroz e o milho, tendo cerca de 8mg do mineral a cada 100g de quinoa. O zinco atua na melhora da cicatrização de feridas e no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças, infecções e resfriados. Somado a este fator a quinoa possui boas concentrações de cálcio que age melhorando a integridade das células. A quinoa ainda possui vitamina C e E que são excelentes antioxidantes que combatem os radicais livres deixando o sistema imunológico fortalecido.

Intolerantes a lactose

Mais de 40% dos adultos no Brasil são intolerantes à lactose, segundo estudos publicados. Os intolerantes a lactose não podem consumir alimentos e derivados a base de leite, pois este é rico em lactose e com isso o organismo fica carente do cálcio, muito importante para a massa óssea. Além disso, pode ser uma boa alternativa neste sentido pois em cada 100g de quinoa estão 66g de cálcio, sem conter nem glúten nem lactose. A falta de cálcio no organismo pode causar uma série de problemas entre eles a osteoporose.

Celíacos

As pessoas que sofrem de doença celíaca podem se beneficiar do tomar quinoa, já que o grão é isento de glúten. O grão pode ser usado para substituir a farinha de trigo em receitas como massas, bolos e pães. A doença celíaca faz com que o sistema imunológico cause uma reação ao consumo de alimentos que contenham glúten.

Melhora a saúde cerebral

A quinoa além de possui boa quantidade de vitaminas C e E que são ótimos antioxidantes e anti-inflamatórios, também é rica em vitaminas do complexo B. As vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento e manutenção do corpo, sendo que estas vitaminas agem contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso, atuam na manutenção muscular e também na síntese hormonal. Estudos indicam que Ômega 3 e 6 que estão presentes na quinoa, participam da formação de membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos. Ao ingerir regularmente a quinoa, ocorre uma melhora das ligações cognitivas do cérebro e consequentemente a melhora da saúde cerebral.

Benefícios

  • Ajuda no crescimento e manutenção muscular
  • Melhora a saúde do coração
  • Previne diabetes tipo 2
  • Rica em ômega 3 e 6
  • Regula o colesterol
  • Ação antioxidante
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Não contém glúten
  • Rica em ferro
  • Auxilia no emagrecimento
  • Melhora a saúde óssea

Como tomar

A maioria das lojas vendem a quinoa em forma de pó, similar a aveia moída, porém também é possível encontrar em grãos inteiros. Não há um consenso quanto a ingestão de quinoa na dieta, no entanto cerca de 2 colheres de sopa por dia são suficientes para tirar todo proveito do grão e seus nutrientes. É possível adicionar a quinoa em pratos e em receitas, mais abaixo tem alguns exemplos de pratos que podem ser feitos com quinoa.

Restrições

Não há qualquer restrição quanto ao uso da quinoa na alimentação, porém deve-se atentar para o fato deste grão ser uma alimento calórico e o excesso do mesmo na dieta pode resultar em aumento da circunferência abdominal e desequilíbrio de outros nutrientes.

Receitas com Quinoa

  • Salada de quinoa com frango
  • Salada de quinoa com passas
  • Tabule
  • Sopa de quinoa com legumes
  • Quinoa com legumes
  • Cuscuz com amêndoa e damasco
  • Tortas
  • Hamburguer
  • Sopa de mandioquinha, quinoa e couve
  • Bolo de quinoa com banana
  • Pudim
  • Suco de melancia com quinoa e gengibre

Preço

A quinoa pode ser encontrada em diferentes versões:

Farinha de quinoa

R$14,80 até R$24,20

Em grãos

R$15,90 até R$34,90

Em flocos

R$14,80 até R$19,90

Onde comprar

A loja BomSuplemento.com.br oferece os melhores produtos com o menor preço do mercado. A loja possui atendimento de qualidade e aprovação dos clientes.

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One comment

  1. Fatima

    Ola, eu queria saber quanto esta custando o kl da quinoa em grãos

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