Refeição pré-treino para emagrecer
Saiba o que comer na Refeição pré-treino

Refeição pré-treino – O que comer antes do treino?

A Refeição Pré-treino é fundamental para promover energia prolongada e performance durante a realização do treinamento, seja ele de caráter neuromuscular ou aeróbico. Ela deve preparar o nosso metabolismo para segurar o estresse metabólico que será causado. Em linha gerais devemos ter em mente que a alimentação anterior ao treinamento ditará a energia disponível para a sessão a ser realizada de forma plena e eficaz sem causar náuseas ou desconforto durante sua realização.

Como funciona a refeição pré-treino em nosso corpo?

Imagine o corpo como um tanque de gasolina. Alguns indivíduos/atletas possuem um tanque maior para armazenar glicogênio (mais massa muscular/maior estoque de glicogênio), mas mesmo os indivíduos comuns possuem um tanque que precisa estar cheio para aumentar a performance durante os treinos.

Dependendo do objetivo almejado certos macronutrientes precisam ser ajustados de acordo com as expectativas do praticante, seja para perda de gordura ou manutenção/aumento da massa muscular.

A refeição deve ser completa, possuir valor calórico considerável e realizada normalmente 40 minutos antes do treino.

Refeição pré-treino – Quesito Proteína

devemos optar por fontes de rápida absorção e digestão como claras de ovos, peixe branco, frango desfiado (para melhor digestibilidade) ou proteínas na forma de pó como whey protein, blends ou albumina. A proteína antes do treino mantém total integridade da massa muscular. Se não for consumida uma quantidade satisfatória seu corpo certamente utilizará aminoácidos como fonte de energia, podendo estes serem da massa muscular. Também diminui a ação de hormônios catabólicos como o cortisol, aumenta a resistência muscular frente ao estresse causado e garante aminoácidos livres na corrente sanguínea.

Refeição pré-treino – Quesito Carboidratos

Refeição Pré-Treino - Tapioca
Tapioca é um excelente alimento para Refeição Pré-Treino

Não existe uma regra. Algumas pessoas/atletas preferem consumir carboidratos de alto índice glicêmico (com alta carga glicêmica) e outros carboidratos complexos de baixo índice glicêmico. É importante conhecer seu corpo para saber qual tipo de carboidrato utilizar. Em regra geral, carboidratos de baixo índice glicêmico conseguem garantir aporte energético prolongado quando comparados aos carboidratos de alto IG. Isto se deve pela absorção gradual do carboidrato evitando picos de insulina, o que poderia diminuir o rendimento pela hipoglicemia pós prandial. No meu ponto de vista, o consumo de duas fontes de carboidratos neste momento é bem-vindo sendo uma fonte com alto IG e outra com baixo/moderado IG. Ex.: banana com farelo de aveia. Também podemos misturar uma proteína ou gordura com um carboidrato de alto IG. Ex.: crepioca (ovo + tapioca que possui alto IG) ou pão de cenoura + pasta de amendoim.

Refeição pré-treino – Quesito Lipídeos:

Não recomendo o consumo excessivo desse macronutriente antes do treino, pois é macronutriente de estoque, não provê energia rápida, possui lenta digestibilidade e pode causar desconforto gastrointestinal durante o treino.

Refeição pré-treino – Quesito Leguminosas e Vegetais Folhosos:

Não há necessidade de consumi-los neste momento. No pré-treino queremos potencializar performance, bem-estar e não sentir fadiga/dores.

Refeição pré-treino – Quesito Suplementos Pré-Treino:

Suplementos Pré-Treino
Alguns Suplementos podem ser tomados antes do treino

Varia de pessoa para pessoa e do propósito do indivíduo, mas cito alguns que podem ajudar aumentando a performance e/ou a queima de gordura e diminuindo o catabolismo muscular. São: Creatina, Arginina, Beta-Alanina, N-Acetilcisteína, e aceleradores da TMB como chá-verde, cafeína, sinefrina e capsaicina. No caso de exercícios de longa duração podemos citar Glutamina, HMB, BCAA e TCM’s. Porém, a suplementação é indicada de acordo com a necessidade individual e os suplementos acima citados nem sempre são necessários.

SUA SAÚDE VALE MUITO !!!
CONSULTE SEMPRE UM NUTRICIONISTA PARA ELABORAR A SUA DIETA.

Davor

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