Suplementos Whey Protein na forma hidrolisada é boa

Published on outubro 27th, 2016 | by R. Balboa

0

Whey Protein Hidrolisada funciona, é boa, como tomar, efeitos…

300x250_zanox_Oferta da Semana2


Whey Protein Hidrolisada funciona, é boa, como tomar, efeitos…
5 (100%) 1 vote

Saiba tudo sobre o Suplemento Alimentar Whey Protein Hidrolisada e seus efeitos sobre o ganho de massa muscular

Whey Protein Hidrolisada é a mais altamente processada de todas as proteínas do soro do leite e, Consequentemente, a forma mais nobre encontrada atualmente.
É produzida por meio de um processo de hidrólise da proteína do soro do leite, no qual há quebra das cadeias mais longas dessa proteína em fragmentos menores, chamados de peptídeos. Esse processo pré-digere a proteína, tornando-a pronta para o nosso organismo utilizar.

Ao contrário do que ocorre em outros países, no Brasil o uso de Whey Protein Hidrolisada ainda é mais frequente para atletas e praticantes de atividade física, principalmente por conta da sua capacidade de absorção pelo organismo, que é medida pelo valor biológico que as proteínas apresentam.

Mas o que vem a ser valor biológico? É a medida da quantidade de proteínas acumuladas no organismo por grama de proteína absorvida: quanto mais alto o valor biológico da proteína, mais rapidamente e em maior percentual ela será absorvida pelo corpo.



Whey Protein Hidrolisada é boa

Podemos fazer uma comparação com a proteína do ovo, a albumina, que por muitos anos foi considerada a fonte de proteína mais digerível, com porcentagem de aproveitamento pelo corpo humano acima de 90%. As taxas de aproveitamento do Whey Protein isolado, contudo, aproximam-se da faixa de 100%, Nenhuma outra proteina tem tamanha absorção e retenção pelo organismo. É por isso que vários países fazem uso dessa substancia há muito tempo, pois já sentiam seus benefícios quando passavam a utilizá-la. Hoje é possível comprovar seus benefícios não somente para os esportistas de alto nível, mas também para qualquer indivíduo que busque uma vida mais vigorosa.

O soro contém quase metade dos nutrientes originais do leite e é rico em componentes como os minerais cálcio, fósforo, sódio, potássio e magnésio; e as vitaminas B12 B1 B2 B6, A, C, D e E. As proteínas do soro sao misturas complexas de numerosas moléculas. As principais são: B-lactoglobulmª, a-lactalbumma,imunoglobulina e albumina de soro, que representam, aproximadamente 2,7 , 1,2, 0,65 e 0,25 g/L, respectivamente. Essas fraçoes podem variar em tamanho, peso molecular e funçao, provendo às proteínas do soro características biologicas Singulares. Elas evidenciaram ser promissoras e eficientes na prevençao de doenças, melhorando nossa imunidade e originando bem-estar e saúde de forma geral.



Assim, a constante evolução da indústria na extração do Whey Protein Hidrolisada faz com que consigamos ter quantidades significativas dessas frações a partir do suplemento alimentar, enquanto que no leite de vaca essas frações são encontradas em pequenas quantidades, geralmente menos de 1%. O responsável pelos 80% restantes da proteína do leite bovino leva o nome de caseína, proteína cuja estrutura ampla e complexa leva mais tempo para ser digerida no estômago, em comparação com o Whey Protein. Isso diminui a quantidade de aminoácidos a serem liberados para o intestino delgado, onde eles são absorvidos. Essa entrada pausada e constante de aminoácidos faz com que a caseína seja uma proteína adequada para se utilizar nas ocasiões em que iremos passar por períodos prolongados sem a oportunidade de nos alimentar. Isso porque, quando o corpo passa muito tempo sem receber alimento, ele obtém a energia de que precisa por meio das proteínas do nosso próprio organismo, por exemplo, quebrando o tecido muscular – o que chamamos de catabolismo.

Whey Protein Hidrolisada



Esse fato ocorre com a maioria das pessoas devido à falta de tempo ou mesmo por questões culturais-, entretanto, quando não realizamos uma refeição ou quando aumentamos o intervalo entre elas, além de ocorrer o catabolismo, nosso corpo começa a ser mais suscetível a estocar gordura, pois faz com que aumente a resposta de insulina, que é o hormônio responsável pelo controle de uso, armazenamento e distribuição de energia. A insulina ajuda na sensação de saciedade à medida que desacelera a digestão. Dessa forma, ela coopera do mesmo modo para impedir picos de açúcar no sangue, os quais são conhecidos por disparar mecanismos de compulsão alimentar e armazenar lipídios (gordura). Assim, “pular” refeições fará com que optemos por alimentos mais calóricos e, muitas vezes, de baixo teor nutricional nas refeições seguintes, devido ao tempo em que ficamos sem nos alimentar. O resultado é um maior armazenamento de gordura corporal. É nesse sentido que a proteína de caseína entra como nossa grande aliada, pois é uma excelente opção de lanche quando ficamos mais de três horas sem boas fontes proteicas.

É comum encontrarmos suplementos denominados mix proteicos, que são combinados de proteínas de rápida e lenta absorção, na maioria dos casos, o Whey Protein e a caseína micelar, formada por agregados da caseína – alpha (S1), alpha (S2), beta e kappa – denominados micelas. Nesse estagio, sua forma é mais efetiva e tem melhor absorção.

300x250_zanox_Oferta da Semana2


Há, na literatura, comparações entre Whey Protein Hidrolisada e caseína,quando, na verdade, eles não devem ser comparados, e sim utilizados em conjunto e em situações distintas. Afinal, quando usamos o Whey Protein, os níveis de aminoácidos aumentam rapidamente logo apos sua ingestão, porem, em poucas horas, os níveis já voltam ao normal. Ou seja, é um suplemento indicado quando nosso corpo precisa rapidamente de proteína, após exercícios, no desjejum ou mesmo em qualquer atividade desgastante do nosso dia a dia. Quando a ideia for substituir uma refeição, o Whey Protein deverá ser utilizado em conjunto com um carboidrato complexo, como um cereal integral, de modo a diminuir sua rápida absorção. É comum, nesse caso, utiliza-lo com leite desnatado, em conjunto com maltodextrina e/ ou aveia, por exemplo.

Já a caseína não aumenta de forma rápida os níveis de aminoácidos para utilização do nosso organismo. Ela libera-os gradativamente, possibilitando que fiquem por até 12 horas nesse constante processo. Como já foi dito, é um suplemento ideal para ingerir quando há previsão de ficar mais de três horas sem se alimentar, por exemplo, antes de dormir ou mesmo antes de qualquer atividade em que não haverá tempo de consumir boas fontes proteicas regularmente.

Relação da Whey Protein Hidrolisada com força

O termo “proteína” deriva do grego proteíos, que significa“o mais importante”, e sua relação com a força e o ganho demassa não é um assunto moderno. A mitologia grega cita Milo de Crotona como um lutador da cidade de Crotona, pequena localidade situada no sul da Itália. De acordo com sua biografia, ele teve uma carreira brilhante de luta e alcançou muitas vitóriasnos mais respeitáveis festivais de atletismo da Grécia Antiga. Assim como outros atletas de sucesso da mitologia, Milo foi referenciado em contos fantásticos de bravura e força, como o conto em que se diz que ele carregou um touro em seus próprios ombros. Na literatura, ele foi referenciado por Shakespeare em Troilo e Créssida. O responsável pela força quase sobre-humana de Milo seria sua dieta diária, que. supostamente, consistia em elevadas doses proteicas.

Leia também: Creatina Engorda? Saiba Tudo sobre Creatina!

Trazendo o tema para o nosso contexto, pode-se dizer que, embora o percentual de brasileiros que se exercite regularmente ainda seja considerado baixo, é de conhecimento popular que a prática regular de exercícios traz diversos benefícios, entre os quais destacam-se: benefícios no sistema cardiovascular, na função respiratória, diminuição do estresse, melhora do estado de ânimo, favorecendo o equilíbrio emocional, promoção de um melhor controle metabólico. Todos esses fatores procedem em favor de uma maior produtividade, tanto no trabalho como nas atividades da vida particular, além de proporcionarem outros benefícios não menos importantes, como fortalecimento da função imunológica e maior resistência dos desportistas a infecções e a contrair doenças.
O tecido muscular representa por volta de 40% a 45% da massa corporal de um indivíduo adulto, e seu papel fundamental é o movimento. Sob a ótica metabólica, o músculo é o maior depósito de proteínas e aminoácidos livres de todo o organismo. Essas proteínas representam uma fonte de precursores para a síntese de glicose e de aminoácidos para o anabolismo proteico em outros tecidos.

Tanto o aumento quanto a diminuição das proteínas musculares são definidos pelo equilíbrio entre o anabolismo (construção e manutenção de tecidos e órgãos) e o catabolismo (quebra dos tecidos), da seguinte forma:

  • Anabolismo maior que catabolismo = aumento de massa magra (balanço metabólico positivo).
  • Anabolismo menor que catabolismo = perda de massa magra (balanço metabólico negativo).
  • Anabolismo igual ao catabolismo = inalterabilidade (balanço metabólico nulo).

Ocorre em nosso organismo, diariamente, uma constante renovação de proteínas; nosso corpo as emprega, assrm como fabrica outras novas, com a finalidade de reparar ou adaptar os tecidos rompidos a novas fontes de estímulos. É o caso de quando nos exercitamos, pois os ligamentos dos músculos são rompidos e o corpo precisa criar novos tecidos mais resistentes é nessa fase que ocorre o aumento de massa muscular.

Essa renovação muscular será comprometida por diferentes condições fisiológicas, como o jejum, a alimentação, a idade ou o exercício físico, e é regulada pelo sistema neuroendócrino, com o sistema imunológico participando de forma determinante pela sua influência na recuperação de processos inflamatórios. Isso ressalta a importância de ingerirmos boas fontes proteicas, caso contrário, nosso corpo não conseguirá reparar os tecidos danificados e não será capaz de criar novos tecidos com maior densidade e consistência. Além de a suplementação com Whey Protein fornecer os aminoácidos necessários de maneira rápida e dinâmica para o organismo no momento em que ele mais precisa, ela oferece outro benefício, não menos importante: melhorar a perfusão sanguínea sobre os músculos, proporcionando maioraporte de nutrientes e oxigênio e, consequentemente, maior desempenho físico e diminuição da fadiga muscular.

Quando sua utilização é associada a um programa de treinamento, especialmente de musculação, o Whey Protein Hidrolisada auxilia o estímulo do exercício perante a musculatura, proporcionando aumento de força e massa muscular, ao mesmo tempo em que favorece a eliminação das substâncias tóxicas acumuladas durante a prática da atividade física. Assim, O processo de recuperação muscular e facilitado devido à presença de um aminoácido denominado l-arginina, que é precursor do óxido nítrico (NO). 0 NO é formado de nitrogênio e oxigênio, e sua produção sobrevém quando o aminoácido l-arginina é convertido para o aminoácido l-citrulina por meio de um grupo de enzimas denominadas Óxido Nítrico Sintase (NOS).

300x250_zanox_Oferta da Semana2

Tags: , , , ,


About the Author

Carioca, formado em Educação Física/Marketing, fascinado por Nutrição, Esportes, Internet e Boa Música.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑